EconomiaEstadoTrabalho

FIM. Banrisul reabre agências amanhã. Bancários festejam resultado de sua “maior greve em 50 anos”

Assembleia geral terminada agora há pouco decidiu pelo final da greve de 42 dias dos funcionários do Banrisul. Eles aceitaram a proposta do banco, mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho. A propósito do encontro e de suas consequências, confira material produzido pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. A seguir:

Bancários concluíram agora à tarde a assembleia iniciada (e suspensa) ainda de manhã
Bancários concluíram agora à tarde a assembleia iniciada (e suspensa) ainda de manhã

Chega ao fim a greve dos funcionários do Banrisul

A greve dos funcionários do Banrisul na região Central do Rio Grande do Sul chegou ao fim na tarde desta quarta-feira, 30. Em assembleia na AABB, no Centro de Santa Maria, os banrisulenses decidiram aceitar a proposta de mediação com o banco e voltar ao trabalho amanhã, 31.

– Os banrisulenses estão de parabéns por estes 42 dias de luta e mobilização. Esta greve demonstrou a incapacidade da direção do banco e do governo do Estado em negociar com a categoria. Também ficou clara a firmeza dos bancários que não se dobraram a pressão do governo Tarso – analisa o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión.

O final da greve em Santa Maria marca também o encerramento da Campanha Salarial dos Bancários em nível nacional, pois a região foi a última no Brasil a votar pelo fim da paralisação.

– O fato de continuarmos em greve por um tempo maior que outras regiões demonstra que nossa política está correta e que Sindicato e base estão em sintonia – ressalta Marcello.

Durante a assembleia também foi aprovada uma petição que repudia cláusula da proposta conciliatória com o banco sobre o novo Plano de Carreira dos funcionários. O mesmo documento também foi aprovado no início da tarde em assembleia dos banrisulenses de Porto Alegre e região Metropolitana.

Na audiência de mediação realizada ontem, 29, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a direção do banco ofereceu a retomada do grupo de trabalho que discute o novo Plano de Carreira, além do aumento do percentual do lucro líquido do banco distribuído aos funcionários (de 1% para 1,8%) e a garantia dos principais benefícios para trabalhadores afastados por doença. Os dias não trabalhados na greve poderão ser compensados até 31 de dezembro de 2013, no limite de uma hora diária.

A paralisação no Banrisul iniciou em 19 de setembro, junto com a greve nacional da categoria e foi mantida após impasse nas negociações específicas com a direção do banco. De acordo com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) esta foi a maior greve no Banrisul nos últimos 50 anos.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo