ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCinemaCongressoCulturaEstadoPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Lemos e Tubias, disputa na UAC, Lei da Kiss, o jornal mais antigo, água pública…

* Uma das mais tradicionais entidades de sua área no Rio Grande do Sul, a União das Associações Comunitárias de Santa Maria vive um momento de peculiar ebulição.

* Vem aí mais uma eleição para a UAC. E, ao contrário das duas anteriores, onde acordos entre os militants de partidos garantiram um pleito mais ou menos tranquilo, agora é um pouco diferente.

* Pelo menos dois grupos vão disputar o comando. Um deles têm os comunitaristas do PMDB buscando manter a hegemonia conquistada após a adesão do ex-petista Rodrigão.

* O outro vai contar com duas situações inusitadas. Primeiro, já teria havido acordo entre as corrente majoritárias do PT (leia-se Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira), que, agora, buscam apoio em outras siglas com presença no movimento comunitário.

* Atenção: pelo que o editor conseguiu apurar (o pessoal anda meio hermético, na hora de oferecer informações confiáveis), vêm aí inusitadas alianças. A conferir.

* Ricardo Bassi, que era o 2º vice-presidente da do PMDB e chegou a ser presidente interino por um mês, foi eleito para posição secundária na Executiva do partido, pelo novo Diretório.

* Ele não escondia a irritação (embora possa negá-la, claro) e falava abertamente que não aceitaria. Se a turma do deixa disso não surgir, será a primeira defecção no novo comando.

Tubias e Lemos: apoio explícito. Mas também cobrança do segundo, por definição do PMDB
Tubias e Lemos: apoio explícito. Mas também cobrança do segundo, por definição do PMDB

* Enquanto isso, outro histórico do PMDB, Antonio Carlos Lemos, ao fazer seu discurso, entre outras manifestações, criticou a ausência de parte dos integrantes do Diretório e cobrou (e diz que fará isso sempre) participação dos militantes.

* Mas fez mais, Lemos: disse, olhando firme para Tubias Calil, presente ao evento, que fará campanha na rua “pelos candidatos do PMDB a deputado”. E quer saber logo quem serão, aliás.

* Será que agora vai? Por conta da obstrução de partidos interessados em votar ou não alguns projetos na semana passada, quem dançou foi a chamada “Lei da Kiss”.

* A proposta, surgida a partir da comissão externa da Câmara dos Deputados, depois da tragédia de janeiro, deve entrar em pauta, mais uma vez. Será votada? A conferir.

* Ah, o projeto é definir nacionalmente medidas legais para prevenir incêndios. A proposta já teria apoio de todos os partidos. O problema é, incrivelmente, colocar em votação, para que depois o Senado também faça sua parte.

* Na pauta dos parlamentares, nesta semana também está o projeto que estabelece um piso nacional para os agentes comunitários de saúde. 

* O valor ainda não foi definido pelos deputados. O piso atual, estabelecido por uma portaria do Ministério da Saúde, é de R$ 950. Os agentes, no entanto, querem R$ 1.200.

* Por falar em projeto, o vereador Rogério Ferraz, suplente (mas que pode ficar mais três meses na Câmara), está apresentando o seu primeiro.

* E na linha que sempre defendeu, alias: a água pública. Assim que, na proposta que está protocolando, propõe uma mudança na Lei Orgânica do Município.

* Objetivamente, Ferraz acrescenta disposição para o caso em que o município resolva conceder o serviço de água e esgoto à iniciativa privada.

* Nesse caso, a Prefeitura terá que, antes, realizer uma consulta popular, “sob a forma de plebiscito”. Palpite claudemiriano: vai demorar a ser votado.

Valdeci propôs, houve unanimidade e medalha foi entregue, em Alegrete (foto Rômulo Vargas)
Valdeci propôs, foi unânime e medalha entregue, em Alegrete (foto Rômulo Vargas)

* O jornal mais artigo em circulação no Rio Grande do Sul recebeu uma homenagem especial da Assembleia Legislativa sexta-feira, em Alegrete.

* Durante sessão solene na Câmara Municipal, o deputado estadual Valdeci Oliveira entregou à direção do jornal Gazeta de Alegrete a medalha da 53ª Legislatura do Parlamento Gaúcho.

* Proposta pelo vereador José Paulo Machado (PT), a sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Leonardo Gonçalves, e autoridades locais.

* A Gazeta, que completou 131 anos em 2013, esteve representada pelo proprietário Hélio Ricciardi, pelo editor Paulo Antônio Berquó Farias e demais diretores e funcionários.

* “Junto com o vereador José Paulo, somos propositores. Porém, este registro tem o aval de todas as bancadas da Assembleia”, disse Valdeci. 

* Nesta segunda, às 5 e meia da tarde acontece o coquetel de abertura da Exposição Neusa Carson – Língua e Memória, na sala Carriconde, do Centro de Artes e Letras, prédio 40 do campus, em Camobi.

* A mostra, que ficará aberta para visitação até 1º de novembro, é  realização do laboratório Corpus, do curso de Letras e faz parte dos festejos dos 50 anos do CAL.

* Na continuação do “Ciclo do Terror”, o Cineclube Lanterninha Aurélio, exibe nesta segunda, o longa canadense “Scanners- Sua Mente Pode Destruir”, do diretor David Cronenberg.

* O filme, uma produção de 1981, estrelada por Jennifer O’Neill,  Stephen Lack e Patrick McGoohan, foi influenciada pelo livre “Naked Lunch”, de William S. Burroughs.

* A exibição de “Scanners- Sua Mente Pode Destruir’ começa às 6 da tarde no Auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é franca.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Acho que o PMDB fez bobagem em achar que o Rodrigão é um líder, mas na falta de outro vai este mesmo. Eu mesma conheço ele muito bem e sei que, se precisar passar por uma prova avaliativa sobre administração comunitária ou gestão pública, estaria bem ferrado. Que venham as propostas das novas composições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo