LUNETA ELETRÔNICA. Nomes de Burmann, Anita e os outros, lei Kiss, Frente dos Animais, Agroecologia…
* O futuro reitor da UFSM, Paulo Burmann, em nomeação que deve ser confirmada no próximo mês ou no início de dezembro, está articulando por Brasília.
* Entre os temas tratados, inclusive com parlamentares, afora o Ministério da Educação, está a expansão da Universidade para Cachoeira do Sul.
* Mas a novidade maior é a que está programada para as 2 da tarde de sexta, na Antiga Reitoria, com a presença também do vice-reitor eleito, Paulo Bayard Gonçalves.
* Nesse horário e local, Burmann e Bayard pretendem apresentar os nomes iniciais indicados para o próximo primeiro escalão da reitoria.
* Não há informação oficial (nem extraoficial, na verdade) alguma, mas há uma certeza geral e um palpite claudemiriano.
* No primeiro caso, vale uma água mineral (sem gás) como o Chefe de Gabinete será Marionaldo Ferreira. Já o palpite, e nada é além disso, é que Daniel Coronel estará numa pró-reitoria. A conferir.
* Ainda em Brasília, um lamento. Não foi nesta semana que a Câmara apreciou a chamada “Lei da Kiss”, que trata da prevenção de incêndios em nível nacional.
* Ao que tudo indica, fica para a próxima (quem sabe na outra) semana, depois de votado o Marco Civil da Internet, uma proposta que tem tudo para gerar muuuita discussão.
* E por aqui? Como se sabe (quem lê este sítio SABE) Anita Costa Beber recusa-se a participar da subcomissão que analisará a conduta ética dos 11 edis que propuseram a CPI da Kiss.
* A alegação da vereadora é que não estava no parlamento, e portanto não tem que avaliar o que os seus colegas de então fizeram.
* É. Pode ser. Mas se o argumento de Anita for acolhido, não haverá subcomissão alguma. Afinal, regimentalmente, apenas cinco vereadores podem fazer parte do grupo.
* Tirando os diretamente envolvidos sobram, além da própria Anita Costa Beber, também Cezar Gehm, Pastor João Chaves, Manoel Badke e Rogério Ferraz.
* Como Badke é ouvidor da Comissão que criou o grupo e Ferraz é suplente perto de deixar o cargo (voltando o também impedido Daniel Diniz), sobram exatamente os três nomeados pelo presidente Marcelo Bisogno.
* Repita-se: se as ponderações de Anita forem aceitas, não há subcomissão. Afinal, Cezar Gehm e João Chaves também não eram vereadores no momento do fato. Logo…
* Essa questão toda, imagina-se, deva ser decidida até a hora da sessão desta quinta. E até pode ser o principal tema para a tribuna, a depender do Boletim Legislativo 63/2013.
* Afinal, segundo a Ordem do Dia, que conta nele, nada há de efetivamente importante para ser decidido. Exceto, claro, um punhado de requerimentos.
* O mais significativo deles, talvez, tem como autor o presidente Marcelo Bisogno. Ele proipõe mais uma Frente Parlamentar na Câmara. Desta vez em “defesa dos animais”.
* E por falar em Frente, nesta quarta foi lançada, na Assembleia, uma “em Defesa da Agricultura Ecológica e tem entre seus integrantes o santa-mariense Valdeci Oliveira.
* O grupo foi criado para fiscalizar políticas públicas relacionadas ao incentivo à agroecologia e será coordenado pela deputada Marisa Formolo.
* “É um dever do Parlamento estimular que mais produtores migrem para a produção agroecológica e que as pessoas reconheçam a importância de consumir produtos do setor” , afirmou Valdeci.
* O próprio prefeito Cezar Schirmer, junto à secretária de Cultura, Marilia Chartune, anunciou, na tarde passada, das 20 músicas CLASSIFICADAS para a Tertúlia Nativista.
* O evento, bancado pela Prefeitura, acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, na Gare – depois de, no ano passado, ter sido realizado no Centro Desportivo Municipal.
* Uma curiosidade: das duas dezenas de obras que serão apresentadas na Tertúlia, apenas cinco (ou 25%) tem ao menos um compositor de Santa Maria. Eram 737 as inscritas.
* Compuseram a Comissão que escolheu as finalistas nomes conhecidos (e qualificados). Foram eles Adair de Freitas, Carlos Omar Villela Gomes, Francisco Alves, Júlio Pereira, Nenito Sarturi, Tuny Brum e Humberto Gabi Zanatta.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.