AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCongressoCulturaEconomia SolidáriaEducaçãoPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Nomes de Burmann, Anita e os outros, lei Kiss, Frente dos Animais, Agroecologia…

* O futuro reitor da UFSM, Paulo Burmann, em nomeação que deve ser confirmada no próximo mês ou no início de dezembro, está articulando por Brasília.

* Entre os temas tratados, inclusive com parlamentares, afora o Ministério da Educação, está a expansão da Universidade para Cachoeira do Sul.

* Mas a novidade maior é a que está programada para as 2 da tarde de sexta, na Antiga Reitoria, com a presença também do vice-reitor eleito, Paulo Bayard Gonçalves.

* Nesse horário e local, Burmann e Bayard pretendem apresentar os nomes iniciais indicados para o próximo primeiro escalão da reitoria.

* Não há informação oficial (nem extraoficial, na verdade) alguma, mas há uma certeza geral e um palpite claudemiriano.

* No primeiro caso, vale uma água mineral (sem gás) como o Chefe de Gabinete será Marionaldo Ferreira. Já o palpite, e nada é além disso, é que Daniel Coronel estará numa pró-reitoria. A conferir.

Burmann e Bayard na capital federal. Papo com deputados também houve (foto Feicebuqui)
Burmann e Bayard na capital federal. Papo com deputados também houve (foto Feicebuqui)

* Ainda em Brasília, um lamento. Não foi nesta semana que a Câmara apreciou a chamada “Lei da Kiss”, que trata da prevenção de incêndios em nível nacional.

* Ao que tudo indica, fica para a próxima (quem sabe na outra) semana, depois de votado o Marco Civil da Internet, uma proposta que tem tudo para gerar muuuita discussão.

* E por aqui? Como se sabe (quem lê este sítio SABE) Anita Costa Beber recusa-se a participar da subcomissão que analisará a conduta ética dos 11 edis que propuseram a CPI da Kiss.

* A alegação da vereadora é que não estava no parlamento, e portanto não tem que avaliar o que os seus colegas de então fizeram.

* É. Pode ser. Mas se o argumento de Anita for acolhido, não haverá subcomissão alguma. Afinal, regimentalmente, apenas cinco vereadores podem fazer parte do grupo.

* Tirando os diretamente envolvidos sobram, além da própria Anita Costa Beber, também Cezar Gehm, Pastor João Chaves, Manoel Badke e Rogério Ferraz.

* Como Badke é ouvidor da Comissão que criou o grupo e Ferraz é suplente perto de deixar o cargo (voltando o também impedido Daniel Diniz), sobram exatamente os três nomeados pelo presidente Marcelo Bisogno.

* Repita-se: se as ponderações de Anita forem aceitas, não há subcomissão. Afinal, Cezar Gehm e João Chaves também não eram vereadores no momento do fato. Logo…

* Essa questão toda, imagina-se, deva ser decidida até a hora da sessão desta quinta. E até pode ser o principal tema para a tribuna, a depender do Boletim Legislativo 63/2013.

* Afinal, segundo a Ordem do Dia, que conta nele, nada há de efetivamente importante para ser decidido. Exceto, claro, um punhado de requerimentos.

* O mais significativo deles, talvez, tem como autor o presidente Marcelo Bisogno. Ele proipõe mais uma Frente Parlamentar na Câmara. Desta vez em “defesa dos animais”.

Agroecologia: nova Frente na AL. Valdeci entre os integrantes (foto Marcelo Bertani/AgAL)
Agroecologia: nova Frente na AL. Valdeci entre os integrantes (foto Marcelo Bertani/AgAL)

* E por falar em Frente, nesta quarta foi lançada, na Assembleia, uma “em Defesa da Agricultura Ecológica e tem entre seus integrantes o santa-mariense Valdeci Oliveira.

* O grupo foi criado para fiscalizar políticas públicas relacionadas ao incentivo à agroecologia e será coordenado pela deputada Marisa Formolo.

* “É um dever do Parlamento estimular que mais produtores migrem para a produção agroecológica e que as pessoas reconheçam a importância de consumir produtos do setor” , afirmou Valdeci.

* O próprio prefeito Cezar Schirmer, junto à secretária de Cultura, Marilia Chartune, anunciou, na tarde passada, das 20 músicas CLASSIFICADAS para a Tertúlia Nativista.

O próprio Schirmer fez o anúncio das classificadas. Cinco de SM (foto Vitor Mirailh/CCS.PM)
O próprio Schirmer fez o anúncio das classificadas. Cinco de SM (foto Vitor Mirailh/CCS.PM)

* O evento, bancado pela Prefeitura, acontece entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, na Gare – depois de, no ano passado, ter sido realizado no Centro Desportivo Municipal.

* Uma curiosidade: das duas dezenas de obras que serão apresentadas na Tertúlia, apenas cinco (ou 25%) tem ao menos um compositor de Santa Maria. Eram 737 as inscritas.

* Compuseram a Comissão que escolheu as finalistas nomes conhecidos (e qualificados). Foram eles Adair de Freitas, Carlos Omar Villela Gomes, Francisco Alves, Júlio Pereira, Nenito Sarturi, Tuny Brum e Humberto Gabi Zanatta.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo