AssembleiaCâmara de VereadoresCongressoCulturaEconomiaEsporteMeio AmbientePolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Soldatti, volta de Diniz, os três Presidentes, Ambiente na Cacism, Armindo Trevisan…

* Foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira, no cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, o corpo do ex-treinador de futebol José Antonio Soldatti.

* Ele, que havia sofrido uma parada cardiorrespiratória, e lutava há dois anos contra a diabetes, estava internado há três semanas no Hospital de Caridade e morreu na madrugada passada, aos 68 anos.

* Soldatti era bastante conhecido no meio esportivo de Santa Maria, tendo sido treinador do Riograndense (do qual, consta, era torcedor) e também do Internacional.

* Por conta do Ponto Facultativo, imagina o editor, não foi divulgado nesta segunda-feira, o Boletim Legislativo – que traz a Ordem do Dia das sessões da Câmara de Vereadores.

* Isso deve ocorrer, porém, até o início da reunião desta terça, que começa às 3 da tarde. Uma novidade, porém, já é possível antecipar.

* Depois de quase dois meses em licença médica, reassume sua cadeira o petista Daniel Diniz, devolvendo à suplência o seu substituto, Rogério Ferraz.

* Também se aguarda para esta terça uma solução para a recusa da vereadora Anita Costa Beber, do PR, protagonista de um ato inusitado, há 10 dias.

* Ela não quer nem saber de participar da subcomissão de Ética instalada para apurar a conduta ética dos edis que assinaram a proposta de criação da CPI da Kiss. E agora, como vai ser?

* Já na Assembleia Legislativa, são 11 as MATÉRIAS em condições de ser apreciadas na sessão plenária que começa à tarde. Há, inclusive, dois projetos prioritários.

* São o PL 246 2013, que fixa o subsídio mensal dos procuradores autárquicos, e o PL 248 2013, que dispõe sobre o Fundo Estadual da Saúde. Com origem no Palácio Piratini, ambos tramitam em regime de urgência.

* De todo modo, a decisão sobre quantos e quais de fato entrarão na Ordem do Dia será tomada em reunião de líderes partidários com a direção da Assembleia, no final da manhã.

* Enquanto isso, em Brasília, o dia é histórico. Afinal, são poucas as vezes em que se encontram, no mesmo espaço (e para fazer festa) nada menos que três ex-Presidentes da República.

* O Senado vai conceder a medalha “Ulysses Guimarães”, pelos 25 anos da Constituição, a Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

* Na solenidade marcada para começar às 11 da manhã, também serão AGRACIADOS, entre outros, o ex-senador Bernardo Cabral, relator da Constituição, e a cantora Fafá de Belém.

* Lula, aliás, aproveitará a oportunidade para dar uma passadinha na Câmara. Ali, às 3 da tarde, ele recebe a medalha “Suprema Distinção”, que lhe é concedida pelos deputados.

* Na quinta-feira, das 9 às 11 da noite, acontece mais uma edição do evento (gratuito aos assorciados) “O Assunto é…”, da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).

* Quem vai estar na sede da entidade é o diretor da Quimea Soluções Ambientais e Mestre em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental pela UFSM, Marçal Paim da Rocha.

* Sob o tema central “adequação ambiental nas empresas”, ele tratará, entre outros assuntos, de requisites para arenovação e licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos e trará ‘cases’ práticos.

* Para participar, é preciso confirma a presença pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone 3222-7600.

Armindo Trevisan: duas grandes obras poéticas num único volume. Lançamento será na Cesma
Armindo Trevisan: duas grandes obras poéticas num único volume. Lançamento será na Cesma

* A grande dica cultural desta terça é o lançamento do escritor santa-mariense Armindo Trevisan, que hoje vive em Porto Alegre. Trata-se de um volume único com duas obras de poemas inéditos: Adega Imaginária e O Relincho do Cavalo Adormecido.

* Conforme material publicado no jornal A Razão (a íntegra AQUI), a “Adega…” é construída como “  um longo brined ao sexo e ao amor”.

* Já em “O Relincho…”, Armindo usa a poesia para “despertar o leitor do fastio causado pelo automatismo do cotidiano e pela passagem dos anos”.

* Armindo Trevisan nasceu em Santa Maria em 1933 e doutorou-se em filosofia pela Universidade Fribourg, na Suíça.

* Escreveu cerca de 30 livros, entre poesia, ensaios e traduces e foi homenageado já inúmeras vezes por conta de seu trabalho. Ele também foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2001.

* O ato desta terça-feira começa às 7 e meia da noite, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, na rua Professor Braga 55.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo