DestaqueEstado

COVID-19. Governo gaúcho anuncia a intenção de liberar o público para eventos, shows e até estádios

Medidas serão oficializadas (ou não) em reunião na capital na próxima semana

Novas medidas serão tomadas pelo governo após resultados do evento-teste realizado no último domingo (foto Arquivo/Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com informações do Palácio Piratini

A retomada do público em eventos, shows e estádios em todo o RS poderá ocorrer a partir da próxima semana. O governo estadual anunciou, nesta quinta-feira, que aguarda os resultados de evento-teste realizado no último domingo, para discutir como se dará essa flexibilização de todos os tipos de eventos, não só aqueles com testagem prévia, e para todo o Rio Grande do Sul. A previsão, de acordo com o Executivo, é de que a análise dos dados seja concluída nos próximos dias.

“Estamos observando que a vacina funciona, mas não podemos permitir uma liberação desordenada sob risco de criarmos novas variantes do coronavírus. Queremos fazer essa flexibilização, mas com todas as medidas sanitárias e em um movimento sem ida e vinda. Portanto, vamos esperar o momento certo, depois da análise do resultado desse primeiro evento-teste. A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como será feita”, esclareceu Marcelo Alves, coordenador do Gabinete de Crise, após reunião na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pra tratar da pauta.

A liberação ocorrerá somente diante dos resultados do evento-teste. A partir disso, haverá avaliação da quantidade de público liberada e como o processo será feito. “Não é uma liberação total, sem regramento e protocolos. Será feito com parcimônia e cuidado, avaliando o que foi feito no evento-teste e os resultados”, destacou Alves.

“Queremos retomar a presença de público com total segurança para todos, evitando o vai e vem que gera frustração nas pessoas”, comentou o vereador Ramiro Rosário, que foi um dos articuladores da reunião com o Governo do Estado.

Outras demandas da prefeitura de Porto Alegre, representando a região Covid Metropolitana (R10), também serão avaliadas à luz do resultado do evento-teste. Na mais recente reunião do Gabinete de Crise, nessa quarta-feira, foi deliberada a manutenção do atual quadro do Sistema 3As de Monitoramento, sem emissão de novos Avisos ou Alertas. Mesmo assim, o governo do Estado reforça a necessidade de cuidados de prevenção ao coronavírus para impedir a disseminação da variante delta, cuja transmissão comunitária já foi confirmada no Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira, o Gabinete de Crise autorizou a reabertura do Auditório Araújo Vianna, solicitada pela prefeitura de Porto Alegre e pela Opinião Produtora, com a presença de 2.122 pessoas. Uma nova reunião para discutir as regras específicas do retorno do público a eventos, shows e partidas de futebol ficou marcada para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores. 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo