CongressoPolítica

SENADO. Se a pauta destravar, serão votados a PEC do orçamento impositivo e até mesmo o voto secreto

Há uma dificuldade a ser transposta. Os senadores, antes de votar qualquer coisa, terão que apreciar a Medida Provisória 622, que concede crédito adicional à União para pagar subvenções a indústrias nordestinas de etanol.

Se, porém, isso acontecer, dois são os temas mais importantes, ou de maior visibilidade, à espera dos parlamentares: a PEC que torna obrigatória a execução das emendas parlamentares (que precisam ser, porém, ligadas à saúde, prioritariamente) e a PEC que torna obrigatório o voto aberto em todas as sessões do Congresso.

Não há consenso, pelo menos em relação ao voto aberto – deveria ser secreto, entendem alguns, o voto em algumas questões. Sobre isso e o restante da pauta da semana, acompanhe material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Soraya Mendanha. A seguir:

Orçamento impositivo e voto aberto podem ser votados nesta semana

O Plenário do Senado pode analisar, nesta semana, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que trata do orçamento impositivo (PEC 22A/2000) e a Proposta de Emenda à Constituição que dispõe sobre o voto aberto em todas as decisões do Legislativo (PEC 43/2013).

A pauta, no entanto, segue trancada pela Medida Provisória (MP) 622/2013 – que abre crédito extraordinário de R$ 380 milhões para viabilizar o pagamento, por parte da União, de subvenção econômica às indústrias produtoras de etanol no Nordeste.

Caso a pauta seja destrancada, a proposta que institui o voto aberto amplo, de autoria do ex-deputado Luiz Antonio Fleury, é uma das matérias que pode ser votada pelos senadores, em primeiro turno.

A proposta teve a sua quinta sessão de discussão no dia 2 de outubro e já estava pronta para ser votada, em primeiro turno, no Plenário, mas teve de retornar à CCJ por causa da apresentação de emendas. Em sua segunda manifestação sobre o tema, na última quarta-feira (23), a comissão manteve o parecer favorável à PEC…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Governo subsidiou a gasolina via Petrobrás e quebrou o sistema sucroalcooleiro. E ainda teve uma seca para ajudar. E de-lhe dinheiro para consertar o erro.
    Quem não planeja passa apagando incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo