A PAIXÃO POR UMA CIDADE (91). Altemir Boita, o agricultor de Nonoai que construiu sua vida na boca do monte
Por LICIANE BRUN (texto) e MAIARA BERSCH (foto)

Não há dúvidas que Santa Maria recebe todos os anos pessoas que vêm de vários cantos do estado e do país. Como Altemir Boita, natural de Nonoai, uma cidade que fica perto de Chapecó, em Santa Catarina. O agricultor estudou em Veranópolis, e em 2000, aterrissou em Santa Maria. Por motivos familiares, Altemir chegou e logo após vieram seus pais. E aqui criou raízes.
O jeito de cidade militar e a cultura diferente foram aspectos de estranhamento. Mas só no início, pois depois da adaptação, Altemir já fez amigos, alguns cursos técnicos na cidade e participa da cooperativa Coesperança. Além disso, tem uma loja de produtos coloniais e adora passear no campus da UFSM.
Foi em pouco tempo, um pouco mais de uma década, mas o agricultor já sabe que não quer sair daqui. “Nesse pouco tempo, já construí relações solidas de amizade. Não tenho porque e não quero sair daqui”, enfatiza.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.