AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoEstadoJornalismoMídiaPolíticaSanta MariaTrabalhoTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Caso Anita, nova Frente, Tarso e Valdeci, mídia/democracia, Cesma/Blausday…

* Duas situações, um requerimento e uma solenidade, devem marcar a sessão da Câmara nesta terça, conforme a Ordem do Dia que consta no Boletim Legislativo 68/2013.

* Um é o requerimento de Manoel Badke (agora com a adesão de Luiz Carlos Fort e Dr Tavores) criando mais uma Frente Parlamentar – a “das políticas públicas de resíduos sólidos”.

* Outra é o Expediente Nobre, requisitado pelo verador Coronel Vargas e que vai festejar a Brigada Militar, que neste 11 de novembro completou 176 anos de existência.

* Mas, nos bastidores, o que está pegando mesmo é ainda a negativa de Anita Costa Beber, que não quer saber de participar (e tem lá suas razões) da Subcomissão de Ética formada para avaliar a conduta dos vereadores que criaram a CPI da Kiss.

* Aguarda-se nesta semana (nesta terça?) parecer do IGAM, instituto que assessora a Câmara, para saber o que fazer com a recusa da edil. Tcham, tcham, tcham, tcham!

* Já na Assembleia Legislativa, são 15 as MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos deputados. E só uma tramita em regime de urgência, necessitando, portanto, ser votada antes.

* Trata-se do projeto 262 2013, que autoriza o Executivo a aportar recursos na Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e abrir crédito adicional.

* De todo modo, a decisão sobre quais e quantas proposições serão apreciadas pelo plenário se dará apenas no final da manhã desta terça, quando da reunião de líderes partidários com a Mesa Diretora do Legislativo.

* Com, entre outros, o objetivo de avaliar ações e planejar políticas de governo, foi realizado, nesta segunda, em Porto Alegre, o 4º Seminário do Governo do Estado.

Valdeci no seminário de planejamento do governo, convidado por Tarso (foto Gabriela Freitas)
Valdeci no seminário de planejamento do governo, convidado por Tarso (foto Gabriela Freitas)

* Convidado por Tarso Gerno, o líder do governo na Assembleia, deputado estadual, Valdeci Oliveira (PT), participou de toda a atividade, que durou toda a segunda-feira, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, na capital.

* Também estiveram presentes ao evento (e nele Valdeci também falou) secretários, diretores e os coordenadores regionais do Processo de Participação Popular e Cidadã.

* O deputado destacou a importância do diálogo e da relação com o Parlamento, o empenho da base do governo na aprovação dos projetos do Executivo na Assembleia Legislativa e defendeu a manutenção e a ampliação das ações de interiorização.

* Valdeci também reforçou o pedido de atenção do governo aos temas do Carvão Mineral e da Ferrovia Norte-Sul. O encerramento do seminário foi feito por Tarso Genro.

* Uma interessante iniciativa (que, por certo, receberá mais espaço deste sítio, adiante) da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) acontece na próxima semana. Trata-se do seminário sobre “Mídia e Democracia”.

* Os temas a ser abordados, nos dias 22 e 23, são “Jornalismo e Transformação Social” e “Caminhos do Jornalismo Investigativo”.

* Entre os participantes, como convidados da Sedufsm, conforme MATERIAL distribuído pela assessoria de imprensa da entidade, estão os jornalistas Luiz Roese (A Razão, portal Terra e colaborador eventual deste sítio) e Carlos Wagner (Zero Hora).

* Nesta quarta, dia 13, às 5 e meia da tarde, no Cesma Café, será feito o lançamento da Cesma Revista. O evento acontece junto com o BLAUSDAY.

* Nesta edição você confere quais são as novidades da Cooperativa dos Estudantes, inclusive lançamentos e resumos de obras. A data do evento é a mesma do nascimento do santa-mariense João Cezimbra Jacques. O encontro também homenageia o vaqueano Blau Nunes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo