LUNETA ELETRÔNICA. Caso Anita, nova Frente, Tarso e Valdeci, mídia/democracia, Cesma/Blausday…
* Duas situações, um requerimento e uma solenidade, devem marcar a sessão da Câmara nesta terça, conforme a Ordem do Dia que consta no Boletim Legislativo 68/2013.
* Um é o requerimento de Manoel Badke (agora com a adesão de Luiz Carlos Fort e Dr Tavores) criando mais uma Frente Parlamentar – a “das políticas públicas de resíduos sólidos”.
* Outra é o Expediente Nobre, requisitado pelo verador Coronel Vargas e que vai festejar a Brigada Militar, que neste 11 de novembro completou 176 anos de existência.
* Mas, nos bastidores, o que está pegando mesmo é ainda a negativa de Anita Costa Beber, que não quer saber de participar (e tem lá suas razões) da Subcomissão de Ética formada para avaliar a conduta dos vereadores que criaram a CPI da Kiss.
* Aguarda-se nesta semana (nesta terça?) parecer do IGAM, instituto que assessora a Câmara, para saber o que fazer com a recusa da edil. Tcham, tcham, tcham, tcham!
* Já na Assembleia Legislativa, são 15 as MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos deputados. E só uma tramita em regime de urgência, necessitando, portanto, ser votada antes.
* Trata-se do projeto 262 2013, que autoriza o Executivo a aportar recursos na Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e abrir crédito adicional.
* De todo modo, a decisão sobre quais e quantas proposições serão apreciadas pelo plenário se dará apenas no final da manhã desta terça, quando da reunião de líderes partidários com a Mesa Diretora do Legislativo.
* Com, entre outros, o objetivo de avaliar ações e planejar políticas de governo, foi realizado, nesta segunda, em Porto Alegre, o 4º Seminário do Governo do Estado.
* Convidado por Tarso Gerno, o líder do governo na Assembleia, deputado estadual, Valdeci Oliveira (PT), participou de toda a atividade, que durou toda a segunda-feira, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, na capital.
* Também estiveram presentes ao evento (e nele Valdeci também falou) secretários, diretores e os coordenadores regionais do Processo de Participação Popular e Cidadã.
* O deputado destacou a importância do diálogo e da relação com o Parlamento, o empenho da base do governo na aprovação dos projetos do Executivo na Assembleia Legislativa e defendeu a manutenção e a ampliação das ações de interiorização.
* Valdeci também reforçou o pedido de atenção do governo aos temas do Carvão Mineral e da Ferrovia Norte-Sul. O encerramento do seminário foi feito por Tarso Genro.
* Uma interessante iniciativa (que, por certo, receberá mais espaço deste sítio, adiante) da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) acontece na próxima semana. Trata-se do seminário sobre “Mídia e Democracia”.
* Os temas a ser abordados, nos dias 22 e 23, são “Jornalismo e Transformação Social” e “Caminhos do Jornalismo Investigativo”.
* Entre os participantes, como convidados da Sedufsm, conforme MATERIAL distribuído pela assessoria de imprensa da entidade, estão os jornalistas Luiz Roese (A Razão, portal Terra e colaborador eventual deste sítio) e Carlos Wagner (Zero Hora).
* Nesta quarta, dia 13, às 5 e meia da tarde, no Cesma Café, será feito o lançamento da Cesma Revista. O evento acontece junto com o BLAUSDAY.
* Nesta edição você confere quais são as novidades da Cooperativa dos Estudantes, inclusive lançamentos e resumos de obras. A data do evento é a mesma do nascimento do santa-mariense João Cezimbra Jacques. O encontro também homenageia o vaqueano Blau Nunes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.