Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
AssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoEstadoEstradasPolíticaRegiãoTransporte

LUNETA ELETRÔNICA. Ferrovia/AL, Rádios Escolas, enrosco no CMS, e São Martinho (?), “Blausday”…

* Uma audiência pública sobre o projeto da Ferrovia Norte-Sul deverá novamente movimentar a Assembleia Legislativa nesta sexta (8).

* De forma conjunta, as comissões de Economia e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais do Parlamento Gaúcho e a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Ferroviário promovem o encontro, que inicia às 2 da tarde.

* Coordenadores do Comitê de Mobilização da Região Centro pela Ferrovia Norte-Sul, o deputado Valdeci Oliveira e o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, estarão presentes.

* Também participam representantes do governo estadual, da Famurs, da Fiergs, dos Coredes, e de diversas instituições ligadas ao tema, como a Valec Ferrovias e a STE – responsável por elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental da Norte-Sul.

* “Vamos marcar presença e renovar, de forma estadual, a importância da ferrovia abranger a região Central do Estado”, diz Valdeci Oliveira.

* É bem razoável em tamanho o enrosco no Conselho Municipal de Saúde, por conta da posição favorável (tomada em reunião extraordinária, semana passada) à empresa pública gestora dos hospitais universitários.

* Conforme material publicado na página da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) na internet, a reunião desta quinta acabou encerrada sem uma conclusão.

* A coordenação do Conselho Municipal de Saúde decidiu que não voltará atrás na decisão tomada em encontro extraordinário no último dia 31, em que foi aprovada a recomendação para que a UFSM faça a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

* A decisão havia sido questionada por Sedufsm, Assufsm e DCE e por um membro do próprio CMS, Alfredo Lameira, que também é servidor TAE da UFSM.
* Para entender melhor a situação, que pode provocar um cisma no Conselho (é a avaliação do editor), convêm dar uma lida no relato da assessoria de imprensa da Sedufsm (AQUI).
* O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Carlos Eduardo Vieira, esteve em Camaquã nesta quinta.

* Lá, ele FALOU sobre as ações do Plano de Obras Rodoviárias 2012/2014 na Região Centro-Sul. Inclusive ressaltou que há recursos suficientes para executar o plano. Ao todo, são R$ 2,6 bilhões para obras, acessos municipais, ligações e duplicações.
* Tá certo que o tema tinha tudo a ver com aquela região, mas não custa perguntar: parte do troco não será destinado ao asfaltamento da ligação Santa Maria-São Martinho?

* Acontece nesta sexta, na Escola Estadual Irmão José Otão, o 1º Encontro Estudantil de Rádios Escolas, um evento inédito, promovido pela secretaria estadual da Educação e 8ª Coordenadoria Regional.

* O evento deverá reunir 300 professores e estudantes e contará com a participação do Secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo.

* O encontro terá a cobertura colaborativa dos estudantes que farão entrevistas, boletins e comentários ao vivo através de uma rádio web montada no local e transmitidos diretamente para a Rádio Comunitária Caraí FM, uma das idealizadoras e parceiras do Projeto.

* Além disso, as produções dos jovens repórteres poderão ser acompanhadas, em tempo real, na página “1º Encontro Estudantil de Rádios Escolas”, no Feicebuqui.

* Esta primeira edição do Encontro de Rádios Escolas (você tem amplos detalhes AQUI) tem o apoio, entre outros, do Ministério da Educação, Programa Educom UFSM, Centro Marista de Inclusão Digital e Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.

* Vem aí o “Blausday”. Hein? É isso mesmo. Trata-se de um café literário, composto de leituras e discussões acerca da literatura gaúcha, promovido pela Cesma.

* O nome é uma homenagem ao personagem Blau Nunes, de ‘Contos Gauchescos’ e ‘Lendas do Sul’ de Simões Lopes Neto. O projeto da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria referencia o consagrado ‘Bloomsday’, que homenageia Ulysses de James Joyce.

* Ah, o “Blausday” acontece dia 13, no Cesma Café, a partir das 5 e meia da tarde. A data é a mesma do nascimento do escritor e poeta santa-mariense João Cezimbra Jacques.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ligação de São Martinho a SM é cheia de histórias. Bento Gonçalves passou por ali. Rafael Pinto Bandeira também deve ter passado. Ocorreram diversos episódios na revolução federalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo