ArteAssembleiaCidadaniaCulturaEducaçãoInfânciaPolíticaPrefeituraReligiãoTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. O superconcurso, Perimetral, frente tutelar, pluviômetros, educação indígena, Orixás

* O campus da UFSM, em Camobi, estará pra lá de recheado, na manhã deste domingo. É o superconcurso público para técnico-administrativos.

* São apenas 27 vagas em disputa, para oito cargos, e nada menos que 7.103 candidatos inscritos e se locomovendo para os locais de prova – que começam às 8 e terminam ao meio dia.

* A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) já garantiu, em conjunto com a organização do concurso, carros extras para a domingueira.

* Depois de meia década, recomeça enfim a obra da Perimetral Dom Ivo Lorscheister, na zona oeste, e considerada fundamental para o fluxo de trânsito urbano na comuna.

* O recomeço se dá após decisão judicial favorável à desapropriação de seis lotes, que cortavam a via e impediam a sequência do serviço.

* A propósito, a prefeitura emitiu a ordem de reinício da empreitada, nesta quinta. E, a partir da próxima segunda, dia 25, anuncia-se a presença das máquinas trabalhando.

* A empreiteira Cotrel, contratada via licitação pública, ainda em 2008, dará sequência às obras. A previsão é que o serviço seja concluído em até 90 dias.

* A perimetral começou a ser construída em 2008. De lá para cá, foram abertas e asfaltadas duas pistas, entre a Avenida Walter Jobim e a Rua Radialista Nobre, e parte dos acessos às vilas Lídia e Arco-Íris – atualmente, inacabados.

Pozzobom e Conselheiros Tutelares. Ele coordena a Frente Parlamentar (foto Divulgação)
Pozzobom e Conselheiros Tutelares. Ele coordena a Frente Parlamentar (foto Divulgação)

* Após o Grande Expediente (leia nota já PUBLICADA, mais abaixo) foi anunciada a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Conselheiros Tutelares na Assembleia.

* Proposta por Jorge Pozzobom, que coordenará os trabalhos, a Frente contou com a assinatura de todos os parlamentares. O deputado justificou a formação do grupo como forma de garantir que o trabalho dos conselheiros seja visto como prioridade.

* Os conselheiros lidam com um público que vive em constante risco. “Todos os dias, fala-se na defesa da criança e do adolescente. É necessário que se faça isso”, diz Pozzobom.

* “Inclusive, consta na lei que a criança e o adolescente devem ter proteção integral e prioridade absoluta. E quem cuida deles? Não devem ter proteção integral? O conselheiro tutelar não tem que ter prioridade absoluta?”, questionou.

* A cidade recebe, até dia 27, três pluviômetros, equipamentos que medem o volume de chuva. Eles serão instalados em áreas de risco, como nas vilas Bilibio, Canários e Bairro Urlândia.

* Santa foi contemplada por estar cadastrada no Projeto Pluviômetros nas Comunidades, desenvolvido em parceria com organismos vinculados ao governo federal, mais exatamente aos ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia.

* São eles, respectivamente, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

* Com o objetivo de preparar o município para a instalação dos equipamentos foi realizada, nesta quinta, uma CAPACITAÇÃO coordenada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres , Cemaden, e Defesa Civil Municipal.

Educadores indígenas reunidos: troca de experiências, um dos objetivos (foto Divulgação)
Educadores indígenas reunidos: troca de experiências, um dos objetivos (foto Divulgação)

* A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participou nesta quinta, do III Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena.

* A 8ª CRE foi representada pela coordenadora-adjunta e diretora das escolas indígenas da região, professora Ana Cristina de Oliveira. O evento ocorreu desde terça, na Pousada Vô Arthur, em Barra do Ribeiro.

* A atividade reuniu cem educadores indígenas e não indígenas e equipes diretivas pertencentes a doze coordenarias estaduais de educação do RS.

* O objetivo foi promover formação e capacitação de professores, além da socialização e troca de experiências, através de apresentação de relatos de boas práticas e debate entre os participantes sobre as escolas indígenas guaranis.

* Desde esta quinta e até o dia 21 de dezembro está disponível à visitação, no Museu de Artes de Santa Maria, a 3ª edição da mostra comemorativa ao Mês da Consciência Negra.

* O tema, este ano,  é Axó -A Indumentária dos Orixás. O diretor do MASM, Marcio Flores, explica que esta exposição acontece a cada dois anos e sempre retrata aspectos da cultura afro-brasileira, material e imaterial.

* “Retrata o batuque no RS, com seus 12 orixás”, relata Flores. Ele esclarece que a exposição não tem cunho religioso, mas é baseada na história, na cultura e também na religiosidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pluviômetro? A diferença entre um pluviômetro e uma jarra com escala (ou medidor plástico para líquidos) é zero.
    Santa Maria tinha que conseguir um radar Doppler, isto sim. Fazia um convênio com a galera de meteorologia da UFSM e eles iam adorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo