CidadaniaPolíticaPrefeitura

UAC. Prefeitura assume, de direito, o comando politico do movimento comunitário. À oposição restou a polícia

Vargas, Rodrigão e Figueirdo, o trio de Schirmer no comando do movimento comunitário
Vargas, Rodrigão e Figueirdo, o trio de Schirmer no comando do movimento comunitário

Há uma discussão. Esta é a proposta pela oposição à União das Associações Comunitárias (UAC), que reclama não ter-lhe sido concedido o espaço previsto pelo Estatuto da entidade, que preveria a proporcionalidade na Executiva, conforme os votos obtidos nas urnas. Mais: reclamam de fraude. E registraram boletim de ocorrência na polícia.

E há um fato. O governo da comuna assumiu, meeesmo, o controle politico do movimento comunitário, via UAC. Pode-se dizer o que quiser, mas será sempre falácia. Ou alguém acredita que dois secretários de município (por mais comunitaristas que sejam) se sujeitariam a ir contra a orientação do prefeito? Mais fácil galinha criar dente.

Noves fora a análise e opinião do editor, acompanhe o relato do que aconteceu na noite desta quarta-feira, quando da posse da nova direção da UAC, através da reportagem de Gabriela Perufo. O material deve ser publicado na edição desta quinta-feira do jornal A Razão. A foto é de Deivid Dutra. A seguir:

Impasse na Posse da UAC

A chapa de situação da União das Associações Comunitárias, reeleita, tomou posse ontem (nesta quarta), na Câmara de Vereadores. Enquanto a chapa vencedora comemorava a vitória, os membros da chapa de oposição, que não participaram da posse, registraram um boletim de ocorrência, e afirmaram que há indícios de fraude e de não cumprimento do estatuto na distribuição dos cargos.

Os membros da  chapa de oposição alegam que a porcentagem de cargos na composição do colegiado não respeitam o que diz o estatuto: que a chapa que fizer  mais do que 20% dos votos deve ter cargos proporcionais ao número de votos. “Não faz sentido ser um colegiado se não há composição como diz o estatuto”, afirma Ronei Lopes. “Queremos o que é certo e o que temos direito”, completa. A oposição afirma que teria direito a  14 cargos titulares, 9 no conselho e cinco na executiva, mais quatro suplentes.

“É mais fácil o prefeito nomear os presidentes das associações, como fez com os subprefeitos”, critica Luiz Sérgio Leal, também da chapa de oposição. “Dessa forma a UAC se transforma em uma extensão do Executivo”, completa. Os membros da chapa de oposição ainda lembram que a urna da Santa Marta sumiu, e que algumas associações extintas tiveram votos contabilizados, ou ainda que não houve o encerramento da eleição. Eles também se queixaram que algumas urnas foram impugnadas no dia da eleição, mas acabaram sendo contabilizadas na apuração.

Conforme Rodrigo dos Santos, que tomou posse como primeiro coordenador, a chapa derrotada não tem direito a cargos na executiva. “Eles podem fazer parte da composição, mas não da executiva”, explica. Além de Rodrigo, o Adelar Vargas é o segundo coordenador e Luiz Figueiredo o terceiro coordenador. Vargas é secretário de Ação Comunitária e Figueiredo é adjunto de Planejamento.”

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DO JORNAL A RAZÃO, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. É necessário dar mais transparência ao processo eleitoral da UAC, para isso os participantes têm que ler e principalmente entender o estatuto, infelizmente o estatuto é lido por muitos apenas na véspera da eleição, dai, conforme a conveniência aplicam “Os rigores ou os benefícios da Lei”. Faz-se necessário uma atualização no estatuto, tirar o que está ultrapassado e sanar as brechas que podem gerar conflitos. É sabido que sempre ocorrem problemas na eleição da UAC, como inclusive em qualquer eleição, é natural, faz parte do processo, sendo assim, seria oportuno convidar alguma autoridade do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral para acompanhar o processo, eles fazem isso e se sentem prestigiados inclusive, isso resolve 90% dos conflitos, só que não é feito porque tanto a situação como a oposição querem desfrutar somente dos benefícios da Lei, deixando para a outra parte os rigores apenas. Se existe uma organização que representa o coração e o pulmão dos bairros e Vilar da Santa Maria é a UAC, só que tem andado muito judiada.

  2. A prefeitura já vai ensaiando pra quando assumir seus próximos cargos… síndico de prédio, associação de moradores, círculo de pais e mestres, amigos do bairro, patrono do festival de bocha, palestrante da RBS… talvez nem isso.

  3. Grande coisa ser da executiva da UAC. Um gritedo sem eco. O que a UAC faz? Nada. Tem voz ativa? Não. O poder publico municipal faz alguma coisa que ela solicita? Não. Portanto…..Só me lembro do Pref Evandro Behr ouvi-los, então pq tanto estardalhaço. Vamos discutir algo importante. Vamos discutir o transito, o tratamento dado aos sobrevivente da Kiss, a estagnação da nossa cidade, etc. Isso sim é importante.

  4. Rodrigão falou que esta direção não está ligada a partido político.Então está ligada a que?????????

  5. Três tetas cordas Adelar vargas ,Luiz Figueiredo ,Rodrigo Santos eo senhor do palacete tudo comissão eleitoral .
    Geni ,Esposa FIQUERENDO
    Julio Nunes adjunto da secretaria de Saúde
    Marcio Silveira ,ccs secretaria comunitária.
    senhor do palacete chefe de Todos

  6. Líder comunitário, diretor(a) de união das associações, conselho tutelar, sindicatos, etc. Estágio para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Não serão melhores e nem piores dos que já estão lá.

  7. O Rodrigão, jã esteve do outro lado e sabe como funciona essas eleições e os outros tambem não sei qual o motivo do gritedo, sera que é por que pimenta nôs olhos dos outro é açucar,fica calmo Sr. Ronei, em seguida o Rodrigão esta de volta é só ele sentir que vai perder a teta ele não é chegado no basquete.

  8. Ao Leitor PF.
    O comentário postado agora há pouco não foi publicado por duas razões específicas – ambas ferindo as regras de convivência do site.
    Primeiro: são inadmissíveis comentários feitos COMPLETAMENTE em maiúsculas.
    Segundo: fez acusações que deveriam ser encaminhadas às autoridades. Se as tornasse públicas, o editor seria passível de processo judicial. Algo com o que não pode e não quer arcar.
    POR FIM: as críticas ao editor poderiam ser publicadas normalmente. Não o foram por conta das duas razões anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo