Destaque

CÂMARA. Deili se considera impedida e vai deixar a CPI das Parcerias. Mas oposição deve manter a vaga

Deili Silva protocolou requerimento de “impedimento de cargo” e deixará a CPI. Ausências de governistas vão beneficiar a oposição

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

A nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Santa Maria possui uma baixa: Deili Silva (PTB) está de saída. Nesta terça-feira (6), os parlamentares terão que indicar outro membro para se juntar a Valdir Oliveira (PT), proponente, e João Kaus (PMDB), indicado semana passada.

Deili protocolou nessa segunda (5) um requerimento de “impedimento de cargo” a ser ocupado na CPI, que irá investigar possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em uma propriedade particular na região Sul de Santa Maria. Segundo o site apurou, Deili atuou por vários anos como médica no mesmo hospital onde o dono da referida propriedade, que também é médico, trabalhou como diretor clínico. Logo, como existiu o vínculo, a petebista poderia vir a ser inquirida em razão da imparcialidade ou moralidade de assumir tal função.

Ao que tudo indica, o novo membro da CPI deve ser da oposição graças a um elemento inesperado, a sorte.

Explica-se: na quinta, o presidente da Casa, Alexandre Vargas (PRB), não indicou ninguém para a CPI. Apenas fizeram as indicações os dez líderes de bancadas (cinco do Grupo dos 11 que indicaram Deili e cinco do G10 que indicaram Kaus).

Desta forma, entende-se que G10 e G11 chegariam a um empate nesta terça, caso cada grupo indicasse um candidato. O site conversou com dois advogados especialistas no Regimento Interno da Câmara e ambos divergiram em relação a indicação de Vargas. Um entende que o vereador do PRB pode votar como líder bancada para desempatar, enquanto outro aponta que o presidente é impedido de votar em comissões.

O fato é que o impasse jurídico será resolvido a favor dos opositores graças a ausência de Manoel Badke – Maneco (DEM) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). Para sorte da oposição, ambos estão com Admar Pozzobom (PSDB) em Porto Alegre e não estarão presentes no Plenário para empatar as indicações nesta terça.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo