ArteCâmara de VereadoresCinemaCulturaEducaçãoEleições 2014PartidosPolíticaPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Prefeitura x docentes, PMDB, próximo vestibular, palestinos, “A oeste do fim do… “

* A encrenca é grande entre prefeitura e docentes– que se recusam a aceitar, e as escolas também estão se rebelando, a mudança “de cima pra baixo” das diretrizes curriculares.

* A mobilização chegou, inclusive, à internet. Um abaixo assinado virtual (para saber e eventualmente aderir, clique AQUI) já está correndo solto, contra a mudança na grade curricular.

* O documento na rede mundial de computadores tem como destinatária a prefeitura, através da secretaria municipal de educação.

* O enunciado do abaixo-assinado é: “buscamos a manutenção de duas aulas de língua inglesa por semana, quatro aulas de ciências por semana e três aulas de história por semana na rede pública municipal de ensino no município de Santa Maria.”

* A direção estadual do PMDB reúne, na próxima quarta-feira, os novos coordenadores regionais, eleitos em 23 de novembro.

* A ideia é discutir a eleição de 2014. E é preciso, como você lerá em nota que o sítio publicará logo a seguir, sobre a decisão do PDT (que vai de candidato próprio ao Piratini) e o que isso significa na política gaúcha.

* Entre os participantes estará o novo coordenador regional do Centro do Estado, Robson Zinn. Que, se não mudou de ideia em relação a 2010, é um dos dilmistas do PMDB/RS.

Enquanto o campus recebia candidatos, a data do próximo vestibular era decidida (foto UFSM)
Enquanto o campus recebia candidatos, a data do próximo vestibular era decidida (foto UFSM)

* Exatamente no dia inicial do vestibular, na sexta-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM definiu a data do próximo concurso. Que será, mais uma vez, em dezembro, nos dias 12, 13 e 14.

* Aliás, o CEPE também definiu o calendário escolar para 2014. E, como a maioria das instituições, não está dando pelota para a Copa do Mundo.

* Durante o evento mundial que acontece no Brasil, as aulas serão normais. O primeiro semestre inicia em 6 de março e vai até 12 de julho. O segundo começa em 11 de agosto e termina em 11 de dezembro.

* Aliás, a UFSM que, em 2014, já terá outro reitor, Paulo Burmann, que a qualquer momento terá sua nomeação confirmada pelo ministério da Educação.

* Antes disso, nessa quinta, dia 12, a partir das 9 da manhã, no Espaço Multiuso, no campus, os atuais reitor, Felipe Müller, e vice, Dalvan Reinert, apresentam o Relatório de Gestão 2010-2013.

* Também na quinta, mas às 7 da noite, no Teatro Caixa Preta, no campus, outra solenidade. Esta a de encerramento os festejos dos 50 anos do Centro de Artes e Letras.

* Estão previstas homenagens a ex-professores e funcionários e também intervenções artísticas, além de uma exposição com as fotos e videos de todos os eventos realizados em 2013.

* Da mesma forma haverá a inauguração da placa comemorativa aos 50 anos, que será posta no hall do prédio 40, onde o evento se estende com os convidados para um coquetel.

Trajes típicos palestinos, em mostra que poderá ser visitada até sexta-feira (foto AI/Câmara)
Trajes típicos palestinos, em mostra que poderá ser visitada até sexta-feira (foto AI/Câmara)

* Segue até a próxima sexta, dia 13, a eposição “Palestina, uma nação ocupada”, no Espaço Novos Talentos, da Câmara. A organização é do pesquisador Umar Daud Aqel, com cinco manequins mostrando trajes típicos da Palestina.

* Os visitantes poderão conhecer cinco modelos de roupas femininas e um modelo masculino. Um quadro ilustrativo de trajes típicos do país também integra a mostra.

* A exposição, que homenageia o 29 de novembro, Dia de Solidariedade ao Povo Palestino, pode ser visitada das 8 ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde.

* “A Oeste do Fim do Mundo”,  produção brasileiro/argentina dirigida por Paulo Nascimento, abre nesta segunda, a Mostra Internacional de Cinema promovida pela ONG Santa Maria Vídeo e Cinema.

* A exibição, antecedida pela abertura e o coquetel de boas vindas, começa às 8 da noite, no auditório da APUSM, uma das organizações apoiadoras do evento. Para conhecer a programação completa, clique AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Os professores da rede municipal de ensino de Santa Maria não aceitam as determinações da SMED,troca da grade curricular. Redução de carga horária de Geografia,História,Ciências e Língua estrangeira NÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo