AUDIÊNCIA. Este sitio teve mais de 208 mil leitores únicos em 2013. E eles clicaram 18 milhões de vezes
![Leitores únicos: constância ao longo do ano, totalizando 208 mil. Ou mais de 17 mil/mês](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/01/audiência-únicos-ano.jpg)
Embora não tenha publicado, o editor declarou aos parceiros anunciantes e colaboradores do sítio que tinha um objetivo, em 2013: pelo menos 14 mil leitores únicos mês e um milhão de hits em cada periodo. É certo que os acontecimentos (trágicos na maioria, lamentavelmente) acabaram se tornando ingredinte fundamental para isso, mas o fato é que as informações e/ou analises exclusivas e em primeira mão foram a razão mais importante para o crescimento bastante acima do projetado.
Na verdade, em leitores únicos, o total alcançado foi 25% superior à meta. Conforme o Google Analytics (mesmo “medidor” utilizado pelos grandes portais de internet), o www.claudemirpereira.com.br foi acessado por nada menos que 208.055 leitores únicos, no ano passado. Isso significa uma media de 17,300 mil por mês, em números redondos.
Já o LocaWeb, em cujos servidores os arquivos do sítio estão alojados, registraram nada menos que 18,3 milhões de hits. O que significa, arredondando, 1,525 milhões a cada mês. Isto é, esse foi o número médio mensal de vezes em que algum ponto do blogue foi clicado. Pouco mais de 50% além da meta fixada.
Não dá para ficar infeliz. Ainda mais que isso sinaliza, para o mercado, amplas possibilidades de crescimendo, indicando também estar aqui um veículo pra lá de interessante do ponto de vista comercial. Algo que o editor pretende explorar, na medida do possível, em 2014. As metas para o ano? Talvez, taaaalvez, estejamos no limite. Vamos ver.
![Número de hits (cliques) verificado em 2013: 50% além do projetado para o ano, pelo editor](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/01/audiência-hits-ano.jpg)
Claudemir, parabéns pela audiência conquistada. Acompanhei de longe (alumas vezes perto também) o projeto pioneiro em SM. Você chegou lá com trabalho, suor (as lágrimas não vi…). E talento. E independência. E investigação. E tudo o mais que bom jornalismo exige. Você fez tudo o que fez e seus cabelos ficaram brancos…
òtimo 2014. E mais sucesso.