SAÚDE. Secretária estadual vem a Congresso da Kiss e também visita hospitais de SM, inclusive o Regional
A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, empossada logo depois da saída do PDT do governo, esteve em Santa Maria entre o sábado e ontem. Participou do Contgresso Internacional Novos Caminhos, promovido pela Associação dos Familiares das Vítimas da Kiss, mas também se ocupou de outras visitas oficiais, como você confere no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, qaue acompanhou a secretária, O texto é de Tiago Dias, com foto da assessoria da Secretaria de Saúde. Ah, lá embaixo, uma dúvida claudemiriana sobre o programa “Acolhe Saúde”. A seguir:
“Valdeci e secretária da Saúde visitam hospitais de Santa Maria
A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, participou neste final de semana (25 e 26), em Santa Maria, do I Congresso Internacional Novos Caminhos – A vida em transformação, que marca um ano da tragédia da boate Kiss. A agenda na cidade também incluiu a visita ao Hospital de Caridade e ao Hospital Universitário, que prestaram atendimento de urgência às vítimas e que servem de referência à continuidade do acompanhamento. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) esteve em todas as agendas com a secretária. A comitiva visitou ainda as obras do Hospital Regional, que tem previsão de término ainda no primeiro semestre de 2014.
Organizado pela Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), o congresso tratou de questões como segurança, prevenção de acidentes, saúde, atendimento psicossocial, papel da mídia e trabalho voluntário. A secretária integrou a mesa gestão de cuidados em Saúde, neste domingo (26), que apresentou um balanço das ações em Saúde e da parceria entre município, Estado e União. Todas as ações são monitoradas pelo Grupo Gestor do Cuidado Kiss, que conta com representantes dos três entes federativos e também com profissionais dos serviços e integrantes da AVTSM. “Importante a visita da secretária para garantir a qualificação permanente da nossa rede hospitalar e também para prestar contas do trabalho que é feito”, comentou Valdeci.
Mais de 1.600 pessoas ainda seguem sendo atendidas, tanto no Centro de Atendimento às Vítimas de Acidente (Ciava) como no Centro Regional de Saúde do Trabalhador e no serviço Acolhe Saúde, que concentra o acompanhamento psicossocial também de familiares, amigos e profissionais envolvidos. Só o Acolhe realizou 8 mil atendimentos em 2013. Dependendo da necessidade do tratamento de cada paciente, é garantida assistência especializada, realizada no Ciava, onde 241 pessoas têm acompanhamento em pneumologia, 67 em tratamento de queimaduras, 66 em fonoaudiologia e 43 em fisioterapia.”
EM TEMPO: especificamente sobre o “Acolhe Saúde”, há uma controvérsia. Afinal, é um trabalho do Estado ou do Município? Ou foi conjunto? A dúvida surge a partir de material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura, como você confere AQUI .
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.