Tragédia

TRAGÉDIA. Novo inquérito deve indiciar 20 servidores públicos, incluindo prefeito Cezar Schirmer, diz O Globo

POR MAIQUEL ROSAURO

O jornal O Globo publicou em seu site, na manhã deste sábado (11), que um novo inquérito da Polícia Civil sobre o incêndio na boate Kiss deve atingir o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. Leia na matéria abaixo:

Novo inquérito sobre Kiss deve atingir prefeito de Santa Maria

SANTA MARIA (RS) — Um novo inquérito da Polícia Civil sobre o incêndio na boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas em janeiro do ano passado, deve indiciar 20 funcionários públicos municipais por improbidade administrativa, entre eles o prefeito Cezar Schirmer (PMDB). O inquérito deve ser concluído em fevereiro.

Os servidores públicos e o prefeito deverão ser acusados por conduta omissiva e má-fé na administração pública, já que permitiram o funcionamento da casa noturna sem a documentação exigida pela legislação municipal. Pode haver denúncia também por fraude processual e conduta criminosa.

No caso de Schirmer, não haverá indiciamento porque o prefeito tem foro privilegiado. Assim, a polícia deverá apenas citar ao Ministério Público (MP) as responsabilidades do administrador para a ocorrência da tragédia, ficando a cargo do procurador-geral do estado encaminhar ou não o pedido ao Tribunal de Justiça.

Os servidores de carreira estão sujeitos à perda dos cargos. As investigações, iniciadas em abril de 2013, recolheram mais de cem depoimentos, entre funcionários municipais, oficiais dos Bombeiros e moradores vizinhos à boate. Segundo a delegada Luíza Souza, que cuida do caso, foram detectadas “centenas de irregularidades” no licenciamento da Kiss.

— São questões bem graves que vieram como uma bola de neve. A boate precisava de seis licenças para funcionar, mas nenhuma delas estava em situação regular diante da prefeitura. Ou seja, desde 2009 a Kiss não poderia ter funcionado um dia sequer por falta de documentação — disse a delegada.

Uma equipe de três delegados estudou as legislações federal, estadual e municipal anti-incêndio, para fundamentar o inquérito. Entre as irregularidades apontadas pela polícia está a troca de número do prédio onde funcionava a boate, que passou de 1.935 para 1.925 nos registros municipais. O artifício permitiu que os proprietários da Kiss pudessem pedir novos licenciamentos para a boate sem que houvesse necessidade de um estudo prévio por parte do Escritório da Cidade em relação ao projeto técnico do estabelecimento.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na integra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Falta indiciar a Dilma. Ela também foi responsável indireta pela greve dos professores federais de meses. Fato que obrigou a presença daqueles alunos na cidade em pleno janeiro!!!

  2. Se o prefeito quisesse mesmo ir a fundo nesta história teria aberto uma sindicância interna e não teria participação na ridícula cpi…

  3. Qual a fonte desta notícia do Globo? Se alguém souber me informe por favor. Porque plantar notícias é fácil num Pais sem lei, onde tudo pode. Se eu fosse o Prefeito eu iria fundo nesta investigação. Justiça sim! Agora injustiça jamais!

  4. Aqui vai a pergunta, qual o motivo que a policia fez todo aquele estardalhaço e era delegado na tv, toda hora e só agora foram ver que tinha alguem da prefeitura para indiciar, mesmo sabendo que não vai ser aceito pelo MP, este inquérito deveriam ter sido indiciados junto com os outros, mais na hora de aparecer eles esquecem do trabalho.

  5. A matéria afirma que não haverá indiciamento do prefeito devido ao foro por prerrogativa de função. A manchete afirma que o prefeito será indiciado. Para fazer isto é necessário diploma de jornalismo?

  6. É bom que se diga que os serviços públicos municipais em Santa Maria são de péssima qualidade. Por conseguinte, a coisa pública local necessita de um urgente processo de modernização, coisa que não passa pela cabeça do atual prefeito municipal, um administrador limitado, incompetente, medíocre. Qual foi uma das suas primeiras iniciativas, em seu primeiro mandato? Colorir os céus da cidade com a fanfarronice do balonismo, achando, certamente, que, com essa atitude “revolucionária”, iria resolver os inúmeros e graves problemas de Santa Maria. Para completar e não me alongar demais, efetuou ele quatro travessias do Atlântico. Na última, deliciou-se com um encontro sobre gastronomia, na Espanha, segundo noticiou a imprensa. Mais: compra do “palacete” junto à praça Saldanha Marinho e por aí segue seu surrealismo administrativo. Em resumo: Schirmer é um administrador decepcionante. Votei nele no seu primeiro mandado e só repetiria meu voto quando ele concorreu a reeleição se eu fosse um otário, um analfabeto político. Fico triste, indignado com tudo isso, pelo bem, pelo carinho que tenho por Santa Maria, que está necessitando de um grande administrador. Os problemas estão por todos os lados. Administrar Santa Maria é um desafio. Certo estava o conterrâneo quaraiense, professor Pedro Aguirre, que, como secretário da Educação, só conseguiu aguentar um mês no cargo. O último secretário da Saúde, só conseguiu ficar seis meses na função e saiu dizendo que estava remando contra a correnteza. Mas, afinal, quem é a correnteza nessa história toda?

  7. ah esse pessoal da policia deve ser do PSOL ,e tudo perseguição politica contra o prefeito schirmer.Acorda santa maria JUstiça JÀ.

  8. Viu só seu prefeito, ano novo vida nova, e a sua se Deus quiser será respondendo o processo da Tragédia da Kiss!

  9. Por que na prefeitura acontece o que é comum no serviço público, ou melhor, nas administrações públicas: um grande jogo de interesses e as maracutaias proliferam para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo