PrefeituraTurismo

TURISMO. Aberto caminho para criação do Museu do Ferroviário. Schirmer também aposta no trem turístico

Ainda depende da aprovação do DNIT, responsável pela administração do patrimônio. Mas, se depender da concessionária ALL e da Prefeitura, cerca de 15 mil metros quadrados do antigo KM3 passarão a ser geridos pelo município. Lá pode surgir o Museu do Ferroviário. Que, integrado ao trem turístico…

Bem, para saber mais sobre isso e da ideia do prefeito Cezar Schirmer, confira um trecho do material assinado por André Campos, da secretaria de Relações de Governo e Comunicação. A seguir:

Turismo: cedência de área no KM-3 abre espaço para criação do Museu do Ferroviário

…essa perspectiva, de levantar e recuperar o acervo da memória ferroviária, que historicamente foi constitutiva de Santa Maria, e que ainda mantém marcas em traços arquitetônicos na Avenida Rio Branco e nas edificações das antigas oficinas do Km3, que o prefeito Cezar determinou a utilização de parte de uma área total de 15 mil metros quadrados, cedida recentemente pela ALL para a prefeitura, para criar um Museu do Trem ou Museu Ferroviário.

Essa vontade ganhou corpo com a recente assinatura de termo de compromisso entre o prefeito Cezar Schirmer e a coordenadora de Patrimônio da América Latina Logística (ALL), Andriele Rodrigues, atualmente submetido à aprovação do DNIT responsável pela administração do patrimônio para que se possa dar vida ao projeto. “O turismo é um dos principais instrumentos de desenvolvimento econômico de uma região. Estamos apostando no Trem Turístico como um dos pilares do desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito à época da assinatura.

Essa é uma reivindicação não apenas de antigos funcionários da RFFSA como também por vários interessados na memória do transporte ferroviário, que lamentam a degradação de imóveis desde a extinção da estatal, em 2007…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo