AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaEconomiaEducaçãoEstadoNegóciosPolíticaPrefeituraTecnologiaTransporte

LUNETA ELETRÔNICA. Papo na Câmara, mensagem de Tarso, 539 carros “0 km”, Tecnoparque, juventude…

* A segunda reunião, no recesso, da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores acontece no final da manhã desta terça.

* O papo, a ser comandado pelo presidente Werner Rempel, é também o último antes do reinício do ano Legislativo. E, presume o editor, se limitará a questões administrativas – a menos que alguma surpresa sobrevenha.

* Devem participar, também, João Carlos Maciel, Sandra Rebelato, Jorge Trindade, João Chaves, Deili Silva, Tavores Fernandes, Marcelo Bisogno e Anita Costa Beber.

Sossella recebeu a mensagem de Tarso, entregue por Motta (foto Gustavo Gargioni/Piratini)
Sossella recebeu a mensagem de Tarso, entregue por Motta (foto Gustavo Gargioni/Piratini)

* Cumprindo a tradição, o governador Tarso Genro enviou mensagem à Assembleia, antes do início dos trabalhos do parlamento. A entrega foi feita pelo secretário de Planejamento, João Motta, ao presidente do Legislativo, Gilmar Sossella.

* No documento, Tarso pretendeu resumir as principais ações de governo efetivadas nesses três anos de mandato à frente do Palácio Piratini.

* Conforme MATERIAL da assessoria de imprensa, são apresentados, por exemplo, dados sobre o aumento da verba orçamentária, entre outros setores da área social, para Educação (31,2%), Saúde (12,5%) e Segurança Pública (9,4%).

* Por sinal, a Assembleia tem marcada para esta terça a sua primeira sessão deliberativa do ano. E são 12 as MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos parlamentares.

* Dessa dúzia de proposições, três trancam a pauta e precisam ser votadas antes.  Uma delas é o veto total do Executivo a projeto do deputado Carlos Gomes (PRB), que propõe instituir tarifa única para veículos que passam pela mesma praça de pedágio no dia.

* Quais e quantas propostas serão votadas só se saberá no final da manhã, após reunião dos líderes partidários, com a Mesa Diretora do Legislativo gaúcho.

* O mercado automotivo, que teve um excelente 2013 em Santa Maria (com 6.786 carros novos emplacados), começa 2014 sem ter muito que se queixar – a se depreender dos dados oficiais do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

* Em janeiro, foram comercializados pelas revendas autorizadas locais nada menos que 539 carros novos – pouco mais que os 527 verificados no mesmo mês, ano passado.

* Por aí, convenhamos, não há sinais de crise. Nem mesmo a redução significativa em relação a dezembro (quando foram emplacados 724 “0 km”) é motivo de preocupação. Afinal, o último mês do ano sempre apresentou desempenho excepcional.

* Nesta quinta, às 2 e meia da tarde, na sede da Associação Parque Tecnológico de SM, no Distrito Industrial, a Prefeitura e o Tecnoparque assinam convênio.

* Tudo para viabilizar a instalação e o início das operações das 11 empresas selecionadas no primeiro edital, em dezembro passado. A Prefeitura repassará, e isso estará no documento, R$ 540 mil, divididos em 24 parcelas.

* O troco servirá para aquisição de itens necessários a estrutura básica de funcionamento do Tecnoparque, além de permitir o custeio inicial da operação.

* Devem ser adquiridos, com o troco, mobiliário e equipamentos de segurança, por exemplo. Para saber mais, inclusive, sobre as 11 empresas que se instalam no Tecnoparque, clique AQUI e confira material da assessoria de imprensa da Prefeitura.

* A Coordenadoria Municipal da Juventude, da Prefeitura, vai montar um posto de informações para atender os jovens. Isso desta terça até a próxima sexta, dia 7.

* No local, que funcionará das 9 da manhã às 7 da tarde, a CMJ pretende levar informações à população sobre o órgão criado no final do ano passado. Ah, vai aproveitar para distribuir, também, gratuitamente, exemplares do Estatuto da Juventude.

* Conforme o coordenador da CMJ, Henrique Souza, a banca terá a parceria da União Estadual dos Estudantes  – que informará os estudantes sobre o passe livre intermunicipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo