ComportamentoSanta Maria

A QUESTÃO. O que fazer com os jovens, que hoje decidiram ser a Saturnino o seu ponto de encontro?

Saturnino: problemas para a vizinhança. Sim, mas e a solução? (foto Deivid Dutra/A Razão)
Saturnino: problemas para a vizinhança. Sim, mas e a solução? (foto Deivid Dutra/A Razão)

É rigorosamente certo que a praça Saturnino de Britto, mais que apenas um ponto de encontro de jovens, especialmente aos finais de semana, e sobretudo em época de recepção aos calouros das universidades, virou o que alguns chamam de problema. No caso dos universitários, e os transtornos, para ser brando, causados pela aglomeração intensa de duas semanas atrás, a situação só se repetirá (ou não) em agosto – quando nova leva de “bixos” aportar à cidade.

O fato é que a população das proximidades ficou rigorosamente exilada em suas casas e o direito de ir e vir, ninguém duvida, foi certamente fraudado. Mas, se isso é verdade, não é menos verdade que os jovens vão continuar se encontrando e fazendo barulho e festa. E nem se pode exigir que seja diferente.

Vai daí que há quem imagine um novo lugar, ou “point”, capaz de arrebatar os mais novos. Onde? Os primeiros estudos, as possibilidades iniciais, foram indicadas no chamado 18º Fórum de Segurança, que tem a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) como um dos protagonistas.

Mesmo esses, porém, já nascem com algum tipo de contrariedade. Um deles, a Praça General Osório (“do Mallet”), conta, de cara, com um óbice: fica nas proximidades do Hospital da Guarnição, local em que o silêncio seria, digamos, obrigatório.

Dos demais, um é demasiado “longe” e poucos acreditam ser possível levar tanta gente para lá. No caso, o Jockey Clube e o parque que a prefeitura está implantando. Sem infraestrutura adequada, dificilmente poderá atrair a Juventude.

O outro, a Gare, é no centro da cidade. Mas não tem, hoje, nada que possa levar a gurizada pra lá. É necessário que se crie algum tipo de opção receptiva. Do contrário, nem na marra (como se isso fosse possível com os jovens) alguém se deslocará para o local.

Resumo da ópera: as autoridades e a comunidade terão que se reinventar. Do contrário, bem, do contrário, reviveremos bem logo os mesmos problemas de duas semanas atrás.

EM TEMPO: este sítio defende a necessidade de termos pontos de encontro que atraiam a juventude. Mas também tem claro que o sossego público precisa ser garantido. E, portanto, não tem uma fórmula pronta. Exceto sugerir (e deixar o espaço disponível) que se debata profundamente. Até que se encontre alguma coisa parecida com solução que atenda a todos os interesses. Ou, no mínimo, a maior parte deles.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. E pq não no Itaimbé? É central, dizem está arrumado e iluminado. Basta que coloquem banheiros, pontos de vendas de bebidas e algo para comer e é claro policiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo