É COM ELES (2). Conheça os advogados de SM que que mais atuam em Direito Eleitoral. E há um tempão
O editor fez as entrevistas via Feicebuqui (de onde vieram também as fotos). Inclusive porque ambos são por demais ocupados. Lendo as respostas, há uma coincidência interessante, e que pode indicar até que tenham sido colegas de faculdade. São, de todo modo, contemporâneos. Um fato, porém, é inequívoco: eis aqui os mais conhecidos e assediados advogados eleitorais de Santa Maria: Robson Zinn e Andreia Militz de Castro Turna. Os dois advogam desde 2002, basicamente na cidade, mas não apenas. São requisitados em todo o Estado, e pelos mais diversos candidatos (eleitos ou não) de partidos diferentes.
Zinn e Andreia, no entanto, têm, respectivamente, no PMDB e no PT os seus maiores clientes. Ele deixa claro que já trabalhou e trabalha para praticamente todas as siglas, além do peemedebismo: “do PT ao DEM, passando por outros partidos, tenho clientes”.
Ela, que encontra no petismo a maior clientela, também deixa claro que, embora se possa ter preferencias partidárias, “não podemos, como profissionais, optar por advogar somente para partidos que temos simpatia; advogo para outros, também”.
Outra coincidência: embora tenham na advocacia eleitoral a atividade mais conhecida, não se furtam, pelo contrário, em trabalhar noutras áreas do Direito. E não apenas em Santa Maria. Mas, não há dúvida, a atividade mais longeva é mesmo na área pela qual ambos são mais reconhecidos. Zinn atua em eleições desde que começou a advogar, Andreia a partir de 2006 – tendo inclusive feito um curso de pós-graduação nesse campo em 2009.
Eles chamam a atenção para dois detalhes interessantes do seu dia-a-dia. Andreia Turna, por exemplo, enfatiza que a falta de conhecimento jurídico sobre o processo eleitoral faz com que o candidato e sua equipe acabem por cometer erros que marcam a campanha e podem levar a um resultado trágico, como a perda do mandato conquistador nas urnas.
Robson Zinn, por sua vez, lembra que os prazos para uma decisão, em questões eleitorais, são diferentes e exigem cuidados redobrados. Durante o pleito, diz ele, uma ação pode ser proposta às 9 da manhã e no mesmo dia já vem a a sentença. Assim, a agilidade na análise das demandas nesse tipo de processo é fundamental.
E é mesmo. Tanto que ambos estão aí. E ficarão por muito tempo. Afinal, a democracia também pressupõe o Estado de Direito. E eleições, muitas eleições. Ainda bem.
A meu ver a equívoco nesta reportagem, pois já defendi candidatos tendo no outro lado o advogado Robson Zinn e não foi isso tudo que o colunista fala. Quando a doutora não a conheço.
Parabens Andreia de Fernando, Guilherme, Artur e nossa querida vizinha….voce merece
Os DOIS realmente sao os melhores,mas o Senhor Robson é ligeiramente mais inteligente.
Dra. Andreia é uma grande profissional, dedicada e muito competente. Como pessoa é uma mulher, uma mãe, uma batalhadora. Abraços!
Andréia Militz de Castro Turna, uma grande pessoa e também excelente profissional. Uma justa reportagem e reconhecimento publico.
Profunda admiração pela competência, seriedade e firmeza de caráter da colega Andréia Militz de Castro Turna.