CampoEconomia

ECONOMIA. Bom desempenho se deve ao Campo

É no Campo que o país tem colhido as melhores notícias econômicas, nos últimos tempos
É no Campo que o país tem colhido as melhores notícias econômicas, nos últimos tempos

Os últimos números relativos ao Produto Interno Bruto brasileiro, se não chegam a entusiasmar, ao menos permitem supor – diz a maioria dos analistas -, ao menos leva embora o fantasma da recessão. Mas é preciso ir um pouco além, e avaliar as razões para esse bom desempenho, que se imagina não seja momentâneo.

Aí se sobressai, com altivez, o Campo. É dali que sai a melhor notícia para a economia do País e mereceu, inclusive, uma grande reportagem na versão eletrônica nacional do jornal espanhol El País. Vale conferir o material assinado por Carla Jiménez, Felipe Vanini e Frederico Rosas, com foto de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:

A agricultura salva novamente a economia brasileira

…Se há um setor resiliente no Brasil é o agronegócio. Mais uma vez, a produção agrícola serviu de anteparo para o resultado do Produto Interno Bruto, que no terceiro trimestre recuou 0,5%. No acumulado do ano, o país cresceu 2,3%, com um peso importante da expansão de 7% da agricultura e a recuperação dos investimentos. A atividade no campo garantiu um Produto Interno Bruto (PIB) um pouco maior do que as previsões mais pessimistas. A safra prevista de grãos neste ano é recorde e está estimada em 193 milhões de toneladas, o que pode garantir novamente um “seguro verde” para o resultado do PIB deste ano. Apesar da seca em algumas áreas produtoras no começo deste ano, a analista da Agência Rural, Daniele Siqueira, acredita que, como a área plantada também aumentou, isso não vai prejudicar o PIB da agricultura em 2014.

No último trimestre, a economia voltou a crescer, dissipando os fantasmas sobre um possível processo de recessão técnica, quando há expansão negativa por mais de dois trimestres. A melhora das exportações entre outubro e dezembro garantiu o avanço de 0,7% nesse período. Mesmo assim, qualquer avaliação feita sobre o conjunto da obra não é capaz de reverter o pessimismo dos especialistas. “É um resultado medíocre, muito abaixo do potencial da economia brasileira. Para voltarmos a crescer, ter novo ânimo, precisamos de uma mudança de política, de discurso. E não há nada que diga que algo vá mudar antes das eleições”, diz Roberto Gianetti da Fonseca, vice-presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo