ESTADO. Tarso antecipa “pibão” gaúcho, que será oficializado na quarta: três vezes superior ao nacional

ESTADO. Tarso antecipa “pibão” gaúcho, que será oficializado na quarta: três vezes superior ao nacional - Tarso-na-expodireto.10.03.14.Caroline-Bicocchi.Piratini

Tarso em Não-me-toque. Ao realçar agronegócio, a (boa) informação sobre PIB gaúcho

O local não poderia ser mais apropriado. Afinal, o agronegócio, principal responsável individual pelo índice a ser anunciado nesta quarta-feira, está todo reunido por lá. Assim, foi na Expodireto, que acontece em Não-me-toque, a antecipação, pelo governador Tarso Genro, do índice de crescimento do Estado no ano passado. O chamado Produto Interno Bruto gaúcho.

É verdade que a informação oficial, divulgada pela assessoria do Governo do Estado (confira mais abaixo) não fala no número. Mas ele foi dito e informado pela repórter Joana Colussi, em nota PUBLICADA na versão online do jornal Zero Hora. Foi algo entre 6,6% e 6,8% – três vezes superior ao PIB nacional do ano passado.

São indicadores importantes do desempenho da economia gaúcha, em muito beneficiada, ressalte-se, pelo crescimento do setor primário, o que também deve ser confirmado no anúncio a ser feito pela Fundação de Economia e Estatística.

Mas, e o que diz o governo, a propósito da abertura da Expodireto e da fala do governador? Confira o material da assessoria de imprensa do Piratini, com reportagem de A reportagem é de Anamaria Bessil e de Caroline Bicocchi. A seguir:

Governador participa da abertura oficial da Expodireto 2014

Considerada referência internacional em agricultura de precisão, a 15ª Expodireto Cotrijal 2014 foi aberta nesta segunda-feira (10) em Não-Me-Toque, região Norte do Rio Grande do Sul. A abertura protocolar da feira contou com a participação do governador Tarso Genro, que falou sobre a diversidade produtiva do Estado, apresentou dados que garantem a sustentabilidade da economia gaúcha e detalhou a política adotada para atração de investimentos. 

“Com as políticas de indução do crescimento, estamos obtendo resultados excelentes. O crescimento do nosso PIB em 2013 será três vezes maior do que o do Brasil. A contribuição desse segmento foi fundamental para alcançarmos um patamar econômico tão positivo”, afirmou o governador. “O Estado é parceiro da Expodireto e continuará sendo. Vivemos um momento de alta complexidade no mundo inteiro, vivemos uma época de globalização financeira galopante, que dá força para o crescimento do Rio Grande do Sul e do país”, completou Tarso. 

O presidente da Cotrijal, cooperativa que atua em 14 municípios da região e organiza a feira, Nei César Mânica, destacou o comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio. “A expectativa para 2014 é a possibilidade de bons negócios, como também uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, consolidando a ampliação internacional do evento”, afirmou.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que um dos grandes méritos do evento é promover o encontro da indústria com a agricultura.“Quando a agricultura vai bem, a indústria também tem sucesso e um evento…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



1 comentário

  1. matheus

    Eu teria vergonha em fazer essa publicação com tango garbo e disposição se estivesse no lugar do Governador. É fato que o retorno do “Pibão” demora um pouco ainda para aparecer, mas vamos e viemos, de que adianta novamente o estado do Rio Grande do Sul de destacar financeiramente se o governo não sabe o que fazer com o dinheiro, muito pior usa em áreas de pouca relevância, projetos que muitas vezes não é concluído e gastos com CCs que são exorbitante, CCs tinha que trabalhar de graça. Acredito que o Srº Governador, quando em seus sonhos mais profundos sonhava em atingir tal status, não imaginava o que ia passar. Pois primeiramente criou a lei do Piso, e agora nega o piso aos professores alegando que se for pagar integralmente vai quebrar o estado. Isso demonstra que na verdade ele não esta preparado para estar onde está. lamentável…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *