CidadaniaCongressoInternet

INTERNET. Marco Civil passa pelo Senado e garante neutralidade da Rede. Oposição queria adiar a votação

Vitória da cidadania. Mas é melhor ser prudente
Vitória da cidadania. Mas é melhor ser prudente

Aparentemente (sempre é melhor esperar para conferir, antes de festejar), foi uma vitória dos que defendiam a neutralidade da rede – algo que não interessava a grandes operadores de telefonia, sobretudo, e que tem seus defensores no Congresso. O fato é que o governo fez valer sua maioria, inverteu a pauta de votações no Senado e votou, sem alterações, o projeto que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Para entrar em vigor, só falta a sanção da presidente Dilma Rousseff. A oposição bem que tentou, sobretudo pelos que fazem parte do lobye das operadoras, adiar a apreciação, para, segundo um parlamentar, “aperfeiçoar” a proposta. Mais detalhes de tudo isso, você tem no material publicado originalmente pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A reportagem é de Priscila Mendes. Acompanhe:

 “Senado aprova Marco Civil da Internet

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país. O texto, que foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados, não sofreu alteração de conteúdo pelos senadores e seguirá agora para sanção da presidente da República.

O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores, tramitou por menos de um mês no Senado. A pedido do Palácio do Planalto, os senadores aliados barraram as propostas de alteração sugeridas. Se isso ocorresse, o texto teria que retornar para análise dos deputados, o que adiaria a aprovação.

O governo tinha pressa em aprovar a matéria devido à conferência internacional sobre governança na internet, que será realizada em São Paulo nesta semana. A presidente Dilma Rousseff vai participar do evento nesta quarta e quer levar o Marco Civil como uma das respostas do seu governo às denúncias de que autoridades e empresas brasileiras teriam sido espionadas pela NSA, agência de inteligência dos Estados Unidos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo