Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
AssembleiaCidadaniaCinemaCongressoEducaçãoEleições 2014InfânciaPartidosPolíticaPrefeituraSaúdeTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Fátima avança, assembleia na UFSM, não às máscaras, HPV, Mínimo para 2015…

Fátima Schirmer: pré-candidatura seria oficializada após a Páscoa (foto Feicebuqui)
Fátima Schirmer: pré-candidatura seria oficializada após a Páscoa (foto Feicebuqui)

* Nesta terça, Fátima Schirmer papeou com o pré-candidato do PMDB ao Palácio Piratini, José Ivo Sartori – que esteve na cidade para um café da manhã com peemedebistas.

* Sartori, como você já leu aqui, é o principal padrinho da eventual candidatura da Primeira Dama do município à Assembleia Legislativa, pelo PMDB, depois que Tubias Calil desistiu da empreitada.

* Há quem diga, inclusive, que o anúncio oficial da pré-candidatura de Fátima Schirmer se dará logo após o período pascal.

* Também existem os que, em Santa Maria, não estão gostando da história. Como disse um militante do partido, pedindo para não ser identificado, “o Sartori está enfiando uma candidatura goela abaixo. E isso pode ter volta”. É?

* Tem assembleia no campus da UFSM, em Camobi, a partir das 2 da tarde desta quarta, no Auditório Sérgio Pires. O encontro reúne os técnico-administrativos da instituição.

* A pauta prevê como tema principal a rediscussão do que foi decidido em março, pelos trabalhadores. Então, eles foram contrários ao movimento de paralisação nacional da categoria. E agora?

Coronel Vargas: projeto proibindo o uso de máscaras. Votação na quinta (foto Divulgação)
Coronel Vargas: projeto proibindo o uso de máscaras. Votação na quinta (foto Divulgação)

* Além da sessão extraordinária, em que discursou o prefeito Cezar Schirmer (veja nota a ser publicada logo em seguida), também houve reunião ordinária do Legislativo.

* Nesta, sem discurso de edis, deduz-se pelo NOTICIÁRIO da Assessoria de Imprensa da Câmara, uma novidade: aconteceu a primeira discussão do projeto do vereador Coronel Vargas, que proíbe o uso de máscaras em manifestações públicas.

* Assim, como manda o regimento interno, já na próxima quinta-feira, a sessão ordinária deverá votar a proposta – aliás contestada pelas lideranças dos movimentos sociais.

* Já está no Congresso Nacional o projeto de  lei das Diretrizes Orçamentárias, documento prévio à proposta de Orçamento da União para 2015.

* Conforme o documento, o governo prevê o crescimento da economia em 3% e da inflação em 5%, no próximo ano.

* Também consta no projeto a previsão de reajuste do salário mínimo nacional. O índice seria de 7,71%, o que significaria que a menor remuneraçãos trabalhadores brasileiros chegaria a R$ 779,79 a partir de janeiro de 2015.

Imunizadas contra o HPV perto de 85% das meninas entre 11 e 13 anos (foto João Vilnei/AIPM)
Imunizadas contra o HPV perto de 85% das meninas entre 11 e 13 anos (foto João Vilnei/AIPM)

* A Secretaria de Saúde, via Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, divulgou o balanço das vacinas aplicadas na cidade na campanha contra o papilomavírus humano (HPV).

* 84,1% das meninas da faixa etária restrita pela campanha (entre 11 e 13 anos) foram vacinadas entre os dias 10 de março e 10 de abril. A Secretaria de Saúde divulgou também as imunizações por faixa etária.

* Foram 1489 meninas de 11 anos (77,8%), 1634 de 12 (82,3%) e 1601 meninas com 13 anos (93,57%), totalizando 4724 jovens vacinadas no município.

* Em Santa Maria, centros de saúde e unidades básicas aplicaram a vacina. A segunda dose será distribuída em setembro, em calendário ainda a ser divulgado. Já a terceira e última dose deve ser aplicada em cinco anos.

* Um único projeto foi VOTADO nesta terça, na Assembleia Legislativa. Foi aprovada, por unanimidade dos presentes, proposta do deputado Cassiá Carpes, do Solidariedade.

* O projeto, que agora vai à sanção do governador Tarso Genro, obriga a exibição de filme publicitário de advertência contra a pedofilia, a prática de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

* A exibição obrigatoria nos cinemas gaúchos se dará nas sessões com filmes que tenham classificação para maiores de 12 anos de idade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. ela tem carisma e trabalho na periferia da cidade e sem os vicios de politicos e um bom nome pra ser a primeira mulher a usar o nome de santa maria na assemblea

  2. O vereador Maciel só não é candidato porque não quer candidatura.
    Ele é um grande nome do PMDB, mas parece que ele quer ser Prefeito?

  3. O Vereador João Carlos Maciel é a pessoa mais apropriada e legitimada a concorrer, pois tem experiência de vários mandatos e tem muito voto.

    Qual o motivo que leva sua sigla a não valorizar João Carlos Maciel?

    Por que o todo poderoso não valoriza João Carlos Maciel?

    O que João Carlos Maciel ainda quer sendo fiel a quem não o valoriza, mesmo sendo ele o campeão de voto?

    Será que João Carlos Maciel vai esperar que o fogo amigo o derrube como ocorreu com o Vereador Cláudio Rosa que dava a vida por uns aí e não foi devidamente ajudado?

    São perguntas que não querem calar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo