LUNETA ELETRÔNICA. STF e eleições, 50 anos, o Sub substituído, tecnologia, juros, árvores adotadas…
* Duas atividades marcaram nesta terça, em Santa Maria, a lembrança dos 50 anos do golpe militar. A mais movimentada delas ocorreu no final da tarde.
* Promovida pelo Comitê Santa-mariense pelo Direito à Memória e à Verdade, lembrou a importância da democracia, como um bem universal.
* Os manifestantes, que tomaram parte das ruas centrais, também apresentaram outras palavras de ordem. Uma delas, a reivindicação para a “desmilitarização das polícias”.
* Novidade na Câmara? Por exemplo, algum discurso defendendo a democracia e condenando o golpe militar de 50 anos atrás? Ou defendendo a ditadura?
* Não, não te preocupa, isso é assunto de somenos para os parlamentares da comuna, ao se conferir o noticiário da sessão desta terça, 1º de abril (AQUI).
* Em todo caso, garis, salva-vidas e serralheiros podem festejar: suas profissões ganharam um dia municipal, por lei. Foi (só) o que se aprovou nesta terça, na Câmara.
* O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quarta, o julgamento de ação proposta pela OAB que pede a proibição de doações de empresas para campanhas políticas.
* Até agora, os quatro ministros que já votaram foram favoráveis ao pedido da OAB. E a tendência, por opiniões já antecipadas, é que a maioria irá acompanhar.
* A dúvida, na verdade, é outra: em aprovado o fim do financiamento por empresas privadas, valerá já em 2014? Dos quatro votos já dados, três indicam que sim. Mas, e os outros?
* Também nesta quarta, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve anunciar a nova taxa básica de juros, a “conhecida” Selic.
* Segundo avaliação dos doutos do mercado, a expectativa é que, a pretexto de ajudar no combate a inflação, o índice suba 0,25%, alcançando os 11% (hoje são 10,75%).
* A informação (que, por sinal, aparentemente não repercutiu na Câmara) é do vereador Luciano Guerra, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Interior.
* Qual? Na reunião havida na noite de segunda, no Passo do Verde, o secretário adjunto de Infraestrutura e Serviços, Alexandre Brasil, anunciou que será nomeado um novo subprefeito para o distrito, substituindo o atual, José Valdir Lopes da Rosa.
* Desde que Cezar Schirmer assumiu, não há mais eleições para subprefeitos (decisão, aliás, carimbada após um plebiscito). Logo, o sub agora é de livre nomeação do prefeito.
* É possível afirmar que o jornalista Luiz Cláudio Cunha é a principal atração do ótimo Cultura na Sedufsm, EVENTO do sindicato docente da UFSM, que acontece nesta sexta. Ele será um dos debatedores sobre o tema “50 anos de golpe, para jamais esquecermos”.
* Participam também do militante comunista Hans Baumann, do historiador e professor Gilvan Dockhorn, e do sindicalista Luiz Carlos Prates Mancha, da CSP-Conlutas.
* O jornalista Luiz Cláudio Cunha recebeu o prêmio Jabuti, de Literatura, em 2008, pelo livro “Operação Condor: o sequestro dos uruguaios- uma reportagem dos tempos da ditadura.”
* A mesma obra recebeu outros dois prêmios: o Vladimir Herzog na área de Direitos Humanos e em Cuba, obteve o prêmio Casa de Las Américas.
* O livro remete ao trabalho que ele realizou entre 1978 e 1980, na condição de correspondente da revista Veja, através do qual escreveu reportagens que denunciaram o sequestro dos ativistas uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz e seus dois filhos.
* A matéria jornalística teve repercussão mundial pois demonstrou o vínculo organizado das ditaduras do Cone Sul.
* O “Cultura na Sedufsm” inicia às 7 de noite, na sede da entidade (André Marques, 665)., e a coordenação será do jornalista e professor Rondon de Castro, presidente da entidade.
* A direção do Centro Universitário Franciscano/Unifra recebeu nesta terça a visita do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento, Cleber Prodanof.
* Entre os temas abordados, segundo a assessoria da Unifra, a pró-reitora de Pós Graduação, Solange Fagan, falou da importância de alinhar o conhecimento produzido na acadêmica por meio de um arranjo produtivo com os empresários locais.
* O Secretário permaneceu na cidade e fará palestra no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta quarta-feira (2).
* Ele vai falar sobre “As Estratégias da C&T e Inovação do Estado e o Papel das Universidades na Visão da SCIT-RS”. A palestra será proferida a partir das 9h30min, na Sala 218, no 2º andar do prédio da Reitoria.
* A pasta de Meio Ambiente já comemora o resultado do projeto “Adote uma Área Verde” com a adesão de empresas para o ajardinamento, cultivo e manutenção, em áreas públicas.
* Através dessa iniciativa, empresas, associações e instituições públicas ou privadas, podem adotar espaços públicos, mediante a assinatura de um termo de compromisso, em áreas localizadas em parques, praças, áreas verdes e canteiros centrais de avenidas.
* O secretário Antonio Carlos de Lemos festeja os primeiros números e destaca que a parceria com as empresas visa deixar Santa Maria mais bonita e alegre.
* “A receptividade dos órgãos é muito importante para que nosso trabalho tenha continuidade, temos que trabalhar juntos para deixar nossa cidade mais colorida”, salientou.
Pois eu plantei umas árvores na calçada aqui de casa, há muito tempo. Lá por 2008 um candidato a prefeitura prometeu que daria isenções tributárias a quem plantasse e ou adotasse árvores. Eles cumpriram a promessa?? Por falar em promessa- e aquelas 10 creches que estariam prontas e atendendo já nesse primeiro período letivo ???Dá para acreditar nessa turma???Bem…se o Tubias se candidatar deve vir um monte de promessas. Dessa vez dá para acreditar? ahahahah