Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresCidadaniaEducaçãoHistóriaMeio AmbienteMemóriaPolíticaPrefeituraTecnologiaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. STF e eleições, 50 anos, o Sub substituído, tecnologia, juros, árvores adotadas…

Manifestação contra a ditadura lembrou os 50 anos do golpe (foto Tiago Miotto/Viés/Feicebuqui)
Manifestação contra a ditadura lembrou 50 anos do golpe (foto Tiago Miotto/Viés/Feicebuqui)

* Duas atividades marcaram nesta terça, em Santa Maria, a lembrança dos 50 anos do golpe militar. A mais movimentada delas ocorreu no final da tarde.

* Promovida pelo Comitê Santa-mariense pelo Direito à Memória e à Verdade, lembrou a importância da democracia, como um bem universal.

* Os manifestantes, que tomaram parte das ruas centrais, também apresentaram outras palavras de ordem. Uma delas, a reivindicação para a “desmilitarização das polícias”.

* Novidade na Câmara? Por exemplo, algum discurso defendendo a democracia e condenando o golpe militar de 50 anos atrás? Ou defendendo a ditadura?

* Não, não te preocupa, isso é assunto de somenos para os parlamentares da comuna, ao se conferir o noticiário da sessão desta terça, 1º de abril (AQUI).

* Em todo caso, garis, salva-vidas e serralheiros podem festejar: suas profissões ganharam um dia municipal, por lei. Foi (só) o que se aprovou nesta terça, na Câmara.

* O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quarta, o julgamento de ação proposta pela OAB que pede a proibição de doações de empresas para campanhas políticas.

* Até agora, os quatro ministros que já votaram foram favoráveis ao pedido da OAB. E a tendência, por opiniões já antecipadas, é que a maioria irá acompanhar.

* A dúvida, na verdade, é outra: em aprovado o fim do financiamento por empresas privadas, valerá já em 2014? Dos quatro votos já dados, três indicam que sim. Mas, e os outros?

* Também nesta quarta, o Comitê de Política Monetária do Banco Central deve anunciar a nova taxa básica de juros, a “conhecida” Selic.

* Segundo avaliação dos doutos do mercado, a expectativa é que, a pretexto de ajudar no combate a inflação, o índice suba 0,25%, alcançando os 11% (hoje são 10,75%).

* A informação (que, por sinal, aparentemente não repercutiu na Câmara) é do vereador Luciano Guerra, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Interior.

* Qual? Na reunião havida na noite de segunda, no Passo do Verde, o secretário adjunto de Infraestrutura e Serviços, Alexandre Brasil, anunciou que será nomeado um novo subprefeito para o distrito, substituindo o atual, José Valdir Lopes da Rosa.

* Desde que Cezar Schirmer assumiu, não há mais eleições para subprefeitos (decisão, aliás, carimbada após um plebiscito). Logo, o sub agora é de livre nomeação do prefeito.

Cunha, um dos principais jornalistas brasileiros, estará na cidade nesta sexta (foto Divulgação)
Cunha, um dos principais jornalistas brasileiros, estará na cidade nesta sexta (foto Divulgação)

* É possível afirmar que o jornalista Luiz Cláudio Cunha é a principal atração do ótimo Cultura na Sedufsm, EVENTO do sindicato docente da UFSM, que acontece nesta sexta. Ele será um dos debatedores sobre o tema “50 anos de golpe, para jamais esquecermos”.

* Participam também do militante comunista Hans Baumann, do historiador e professor Gilvan Dockhorn, e do sindicalista Luiz Carlos Prates Mancha, da CSP-Conlutas.

* O jornalista Luiz Cláudio Cunha recebeu o prêmio Jabuti, de Literatura, em 2008, pelo livro “Operação Condor: o sequestro dos uruguaios- uma reportagem dos tempos da ditadura.”

* A mesma obra recebeu outros dois prêmios: o Vladimir Herzog na área de Direitos Humanos e em Cuba, obteve o prêmio Casa de Las Américas.

* O livro remete ao trabalho que ele realizou entre 1978 e 1980, na condição de correspondente da revista Veja, através do qual escreveu reportagens que denunciaram o sequestro dos ativistas uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz e seus dois filhos.

* A matéria jornalística teve repercussão mundial pois demonstrou o vínculo organizado das ditaduras do Cone Sul.

* O “Cultura na Sedufsm” inicia às 7 de noite, na sede da entidade (André Marques, 665)., e a coordenação será do jornalista e professor Rondon de Castro, presidente da entidade.

Prodanov esteve na Unifra (foto) na terça e vai à UFSM nesta quarta (imagem Feicebuqui)
Prodanov esteve na Unifra (foto) na terça e vai à UFSM nesta quarta (imagem Feicebuqui)

* A direção do Centro Universitário Franciscano/Unifra recebeu nesta terça a visita do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento, Cleber Prodanof.

* Entre os temas abordados, segundo a assessoria da Unifra, a pró-reitora de Pós Graduação,  Solange Fagan, falou da importância de alinhar o conhecimento produzido na acadêmica por meio de um arranjo produtivo com os empresários locais.

* O Secretário permaneceu na cidade e fará palestra no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta quarta-feira (2).

* Ele vai falar sobre “As Estratégias da C&T e Inovação do Estado e o Papel das Universidades na Visão da SCIT-RS”. A palestra será proferida a partir das 9h30min, na Sala 218, no 2º andar do prédio da Reitoria.

*  A pasta de Meio Ambiente já comemora o resultado do projeto “Adote uma Área Verde” com a adesão de empresas para o ajardinamento, cultivo e manutenção, em áreas públicas.

Trevo do Castelinho, um dos locais adotados e arborizados (foto Karohelen Dias/AIPM)
Trevo do Castelinho, um dos locais adotados e arborizados (foto Karohelen Dias/AIPM)

* Através dessa iniciativa, empresas, associações e instituições públicas ou privadas, podem adotar espaços públicos, mediante a assinatura de um termo de compromisso, em áreas localizadas em parques, praças, áreas verdes e canteiros centrais de avenidas.

* O secretário Antonio Carlos de Lemos festeja os primeiros números e destaca que a parceria com as empresas visa deixar Santa Maria mais bonita e alegre.

* “A receptividade dos órgãos é muito importante para que nosso trabalho tenha continuidade, temos que trabalhar juntos para deixar nossa cidade mais colorida”, salientou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Pois eu plantei umas árvores na calçada aqui de casa, há muito tempo. Lá por 2008 um candidato a prefeitura prometeu que daria isenções tributárias a quem plantasse e ou adotasse árvores. Eles cumpriram a promessa?? Por falar em promessa- e aquelas 10 creches que estariam prontas e atendendo já nesse primeiro período letivo ???Dá para acreditar nessa turma???Bem…se o Tubias se candidatar deve vir um monte de promessas. Dessa vez dá para acreditar? ahahahah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo