CongressoPolíticaSanta Maria

NOVAS COMUNAS? Só se tiverem pelo menos 15 mil almas. Desenhando: de Santa Maria não sai ninguém

Assunto é o que não falta. Muito menos propostas para votar, no plenário do Senado
Assunto é o que não falta. Muito menos propostas para votar, no plenário do Senado

Sabe aquela ideia, do ex-vereador Marion Mortari, que pretendia separar um naco dos distritos de Santa Maria? Se a chance já era pequena, o projeto em estudo no Congresso sepulta qualquer possibilidade. Afinal, para as regiões Sul e Sudeste, a população minima para as áreas dos que pretendem se emancipar não poderá ser inferior a 15 mil habitantes.

Enfim, embora facilite a criação de comunas autônomas, poucos haverá em condições, pelo menos no Rio Grande do Sul. A proposta, que substitui uma anterior, inteiramente vetada pela presidente Dilma Rousseff, está na pauta do Senado nesta semana. Para saber mais, inclusive sobre as outras propostas, sobretudo as Medidas Provisórias, confira o material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Larissa Bortoni, com foto de Pedro França. A seguir:

Medidas provisórias e regras para criação de municípios aguardam votação no Plenário

Os senadores começam a semana com a pauta de votação do Plenário do Senado trancada por quatro medidas provisórias. Todas já esgotaram o prazo de 45 dias para serem votadas, o que impede o exame da maioria das outras propostas legislativas.

A MP 630/2013 foi editada no final do ano passado, durante a crise nos presídios do Maranhão. Permitia o uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras de construção, reforma ou ampliação de presídios e de unidades de internação de menores infratores.

Por sugestão da relatora, Gleise Hoffmann (PT-PR), o texto foi modificado na comissão mista destinada a dar parecer à medida, para possibilitar que as regras do RDC possam ser utilizadas por toda a administração pública – União, estados, Distrito Federal e municípios – e em qualquer tipo de contrato…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Criação de novas comunas = jogar dinheiro no lixo. O que vai em salário de prefeito, secretários, vereadores, funcionários e aspones é um absurdo. Estado não funciona, a solução é mais Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo