Atente, porque é importante, afinal, destacar os que atuam no trabalho. No caso, os professores José Renes Pinheiro, Cassiano Rech, Luciano Schuch, Leandro Michels, Hélio Hey, Mário Lucio Martins. Além deles, há alunos bolsistas: cinco doutorandos e seis mestrandos.
Qual o resultado do trabalho deles? Energia solar que abastece a UFSM, onde todos atuam, no Centro de Tecnologia. Para saber mais, confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. Os autores de texto e foto não estão creditados. Acompanhe:
“Sob energia limpa e renovável
O Grupo de Eletrônica de Potência e Controle do Centro de Tecnologia (Gepoc – CT) da UFSM trabalha com diferentes formas de energia através de fontes renováveis. Uma delas é a Energia Solar. As pesquisas na área acontecem desde 2007, mas foi em agosto de 2012 que se instalou a Usina Solar Fotovoltaica no Centro de Tecnologia, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A Usina Solar Fotovoltaica fornece energia para a UFSM o tempo todo, com exceção dos casos em que é usada em testes. Seu sistema é customizado para testar, principalmente, inversores, sendo que seu circuito de proteção é totalmente seguro, pois se desarma no caso de risco. No horário de pico dos prédios públicos é quando o sistema produz mais energia, o que é uma grande vantagem para a Universidade. Essa produção reduz no inverno e à noite, mas mesmo assim, o fornecimento de energia é duas vezes maior que no melhor local de utilização de energia solar da Alemanha, onde o sistema é muito utilizado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Ciência? Não, tecnologia.