CiênciaUFSM

CIÊNCIA. Energia solar para a UFSM. E ela é fruto de pesquisas realizadas na própria instituição desde 2007

Equipamentos no laboratório de pesquisa de sucesso feita no Centro de Tecnologia
Equipamentos no laboratório de pesquisa de sucesso feita no Centro de Tecnologia

Atente, porque é importante, afinal, destacar os que atuam no trabalho. No caso, os professores José Renes Pinheiro, Cassiano Rech, Luciano Schuch, Leandro Michels, Hélio Hey, Mário Lucio Martins. Além deles, há alunos bolsistas: cinco doutorandos e seis mestrandos.

Qual o resultado do trabalho deles? Energia solar que abastece a UFSM, onde todos atuam, no Centro de Tecnologia. Para saber mais, confira o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. Os autores de texto e foto não estão creditados. Acompanhe:

Sob energia limpa e renovável

O Grupo de Eletrônica de Potência e Controle do Centro de Tecnologia (Gepoc – CT) da UFSM trabalha com diferentes formas de energia através de fontes renováveis. Uma delas é a Energia Solar. As pesquisas na área acontecem desde 2007, mas foi em agosto de 2012 que se instalou a Usina Solar Fotovoltaica no Centro de Tecnologia, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A Usina Solar Fotovoltaica fornece energia para a UFSM o tempo todo, com exceção dos casos em que é usada em testes. Seu sistema é customizado para testar, principalmente, inversores, sendo que seu circuito de proteção é totalmente seguro, pois se desarma no caso de risco. No horário de pico dos prédios públicos é quando o sistema produz mais energia, o que é uma grande vantagem para a Universidade. Essa produção reduz no inverno e à noite, mas mesmo assim, o fornecimento de energia é duas vezes maior que no melhor local de utilização de energia solar da Alemanha, onde o sistema é muito utilizado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo