ELEIÇÕES. Fechada, agora oficialmente, a aliança governista para outubro, com Tarso, Abgail e Olívio
A costura feita nos últimos dias acabou dando resultado, do ponto de vista dos apoiadores da reeleição de Tarso Genro para o Palácio Piratini. O PTB terá (embora negue isso) mais espaço político na futura administração, em caso de vitória.
Em contrapartida, os petebistas abriram mão da cadeira de vice, na chapa governista, cedida para o PC do B. Este levou seu nome, Emília Fernandes, a renunciar (como você leu aqui ainda na noite de terça-feira), em nome de Olívio Dutra – que tornou-se a estrela maior da festa política em que o anúncio oficial se deu, na tarde passada. Como recompensa, indicou Abgail Pereira, que será a candidate a vice.
A propósito de tudo isso, vale conferir o material originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21, que conta todos os detalhes da articulação. A reportagem é de Jaqueline Silveira, com foto de Divulgação. A seguir:
“Com Olívio ao Senado, chapa de Tarso é lançada
Com a sede do PTB Metropolitano lotada, os partidos aliados à reeleição do governador Tarso Genro (PT) anunciaram, no começo da tarde desta quarta-feira (28), a chapa majoritária. A ex-secretária de Turismo Abgail Pereira (PC do B) será candidata a vice e o ex-governador Olívio Dutra (PT) concorrerá ao Senado.
As negociações feitas nos últimos dias mudaram a composição inicialmente prevista da chapa e, ao mesmo tempo, o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul. Pelo acordo, o PTB indicaria o vice, que teve entre os cogitados para a vaga o deputado Luis Augusto Lara, a ex-prefeita Keli Morares e o ex-chefe da Polícia Civil Ranolfo Vieira, e o PC do B, apresentaria o nome ao Senado, que seria Emília Fernandes. O PTB, porém, abriu mão de indicar o companheiro de chapa de Tarso, e o PC do B retirou a pré-candidatura ao Senado em prol de Olívio. Antes um pouco do anúncio da majoritária, os comunistas se reuniram e definiram pelo nome de Abgail como vice.
Unanimidade no PT e respeitado pelos aliados, Olívio revigora a militância petista para campanha de Tarso e traz competitividade na disputa ao Senado, que, por enquanto, tem como pré-candidatos confirmados: o jornalista Lasier Martins (PDT), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e o professor Júlio Flores (PSTU).
Anfitrião no ato político, o presidente estadual do PTB, deputado federal Luiz Carlos Busato, disse que a pré-candidatura do ex-governador mexe no cenário eleitoral.
“Temos certeza que muda o quadro político”, destacou o dirigente, elogiando a unidade da aliança e os petebistas que colocaram o nome à disposição para concorrer a vice de Tarso. Sobre ter mais espaço no governo em troca da retirada da pré-candidatura, Busato disse que isso não foi tratado. “Não discutimos espaços, o que queremos é participação das decisões de governo daqui para frente”, afirmou o deputado.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Quanta falsidade…..
Com Tarso,Abgail e Olivio não tem para a RBS.
Folgou a eleição para deputado estadual. Mas só um pouco.