Eleições 2014EstadoPartidosPolítica

ELEIÇÕES. Fechada, agora oficialmente, a aliança governista para outubro, com Tarso, Abgail e Olívio

Olívio, Tarso e Abgail. O trio defenderá o governismo, com apoio do PTB e outras siglas
Olívio, Tarso e Abgail. O trio defenderá o governismo, com apoio do PTB e outras siglas

A costura feita nos últimos dias acabou dando resultado, do ponto de vista dos apoiadores da reeleição de Tarso Genro para o Palácio Piratini. O PTB terá (embora negue isso) mais espaço político na futura administração, em caso de vitória.

Em contrapartida, os petebistas abriram mão da cadeira de vice, na chapa governista, cedida para o PC do B. Este levou seu nome, Emília Fernandes, a renunciar (como você leu aqui ainda na noite de terça-feira), em nome de Olívio Dutra – que tornou-se a estrela maior da festa política em que o anúncio oficial se deu, na tarde passada. Como recompensa, indicou Abgail Pereira, que será a candidate a vice.

A propósito de tudo isso, vale conferir o material originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21, que conta todos os detalhes da articulação. A reportagem é de Jaqueline Silveira, com foto de Divulgação. A seguir:

 “Com Olívio ao Senado, chapa de Tarso é lançada         

Com a sede do PTB Metropolitano lotada, os partidos aliados à reeleição do governador Tarso Genro (PT) anunciaram, no começo da tarde desta quarta-feira (28), a chapa majoritária. A ex-secretária de Turismo Abgail Pereira (PC do B) será candidata a vice e o ex-governador Olívio Dutra (PT) concorrerá ao Senado.

As negociações feitas nos últimos dias mudaram a composição inicialmente prevista da chapa e, ao mesmo tempo, o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul. Pelo acordo, o PTB indicaria o vice, que teve entre os cogitados para a vaga o deputado Luis Augusto Lara, a ex-prefeita Keli Morares e o ex-chefe da Polícia Civil Ranolfo Vieira, e o PC do B, apresentaria o nome ao Senado, que seria Emília Fernandes. O PTB, porém, abriu mão de indicar o companheiro de chapa de Tarso, e o PC do B retirou a pré-candidatura ao Senado em prol de Olívio. Antes um pouco do anúncio da majoritária, os comunistas se reuniram e definiram pelo nome de Abgail como vice.

Unanimidade no PT e respeitado pelos aliados, Olívio revigora a militância petista para campanha de Tarso e traz competitividade na disputa ao Senado, que, por enquanto, tem como pré-candidatos confirmados: o jornalista Lasier Martins (PDT),  o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e o professor Júlio Flores (PSTU).

Anfitrião no ato político, o presidente estadual do PTB, deputado federal Luiz Carlos Busato, disse que a pré-candidatura do ex-governador mexe no cenário eleitoral.

“Temos certeza que muda o quadro político”, destacou o dirigente, elogiando a unidade da aliança e os petebistas que colocaram o nome à disposição para concorrer a vice de Tarso. Sobre ter mais espaço no governo em troca da retirada da pré-candidatura, Busato disse que isso não foi tratado. “Não discutimos espaços, o que queremos é participação das decisões de governo daqui para frente”, afirmou o deputado.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo