Câmara de VereadoresCidadaniaCinemaCongressoCopa 2014CulturaEleições 2014EsportePartidosPolíticaPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. Demissão no Iplan, máscaras, partidos e o pleito, Copa, “Ao pé da letra”, Bertolucci…

* Uma demissão ocorrida no Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) está dando o que falar, nos corredores do poder da comuna.

* Foi dispensada uma técnica de gabarito, que ocupava função de confiança, segundo as melhores fontes, simplesmente porque teve uma ideia boa para resolver o imbróglio entre Prefeitura e Unifra, por conta do hospital da instituição.

* A proposta, rechaçada sabe-se lá por que motivo (e que, ao que consta, sequer foi apresentada à Unifra, que, quem sabe, poderia aceitá-la), era uma troca.

* As franciscanas abririam mão do local atual (que, com seus 2,3 hectares, seria incorporado ao futuro Parque Palotino) em troca de outro, na zona sul da cidade.

* Mais, o parecer desfavorável à atual localização e a proposta anexada tiveram o apoio também de técnicos concursados lotados no Iplan. Mesmo assim, a CC foi exonerada.

* Palpite claudemiriano: o prefeito Cezar Schirmer não sabe o que está acontecendo no coração de uma das suas criações mais claras, o sucedâneo do Escritório da Cidade. Vai que ele também gostasse da ideia?

* Partidos aceleram preparativos para o pleito de outubro. Em Santa Maria, PSOL faz congresso no dia 1º. Vão definir os candidatos locais. Tiago Aires deve ser confirmado.

* O PMDB gaúcho, por sua vez, terá um seminário para pré-candidatos (e assessores) no dia 28, das 9 da manhã às 4 da tarde, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Quem quiser participar deve confirmar até dia 26, pelo e-mail gerencia@pmdb-rs.org.br.

* Schirmer, usando de um direito conferido pela Lei Orgânica, não sancionou a lei (projeto do tucano Coronel Vargas) que proíbe máscaras em manifestações públicas.

* O fato foi mencionado pelo próprio Vargas, na mais recente sessão do Legislativo – cujo presidente, Werner Rempel, acabou promulgando a lei, agora em vigor.

* Sabe a Copa, aquela que tem muitos que agora são contra e se calaram (e até festejaram) quando anunciada? Pois é, dados sobre eventos anteriores começam a ser divulgados.

* Um dos mais populares (e divulgados pela internet) é uma matéria publicada em 2006 pelo portal Universo Online. E que dá conta que os alemães não foram assim tão precisos quanto se “informa” hoje.

* Na REPORTAGEM, fica-se sabendo que os germânicos gastaram 1,4 bilhão de Euros nas reformas (e construção) de estádios. A previsão era um gasto de 941 milhões.

* Resumo da opera: os alemães também extrapolaram os custos previstos em qualquer coisa como 50%. Sim, no dito primeiro mundo isso também acontece. Não é incrível?

* Está marcada para esta terça, a partir das 10 e 15 da manhã, na CPI da Petrobrás, o depoimento do ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli.

* Ele era o comandante da empresa entre 2005 e 2011, e vai responder questões sos parlamentares sobre a compra da refinaria Pasadena, nos esteites.

* Portugueses e descendentes terão uma grande oportunidade  para encaminhar, regularizar ou retirar documentos pertinentes à vida ou permanência no Brasil.

* Nesta quinta-feira, 22, entre meio dia e 6 da tarde, acontece em Santa Maria, no Palacete da SUCV (portanto com o apoio da Prefeitura) a “Permanência Consular”.

* As atividades serão comandadas pela vice-consulesa portuguesa Adriana Ribeiro, e visa aproximar o governo português da comunidade santa-mariense.

* Entre os serviços ofertados pelo consulado em Santa Maria estão a solicitação de documento de identidade e de passaporte, a entrega de pedidos e documentos para o registro civil, a  realização de recenseamento eleitoral.

*  O Vice-Consulado Geral recomenda, para facilitar e agilizar, o agendamento prévio via -mail permanenciaconsularvcpoa@outlook.com ou telefone (51-3061-5767).

* Abertas as inscrições para a 3ª edição do Concurso Ao Pé da Letra, que publicará narrativas e crônicas dos santa-marienses. O melhor trabalho pode ganhar R$ 1.500. Interessados podem conhecer o regulamento e se inscreverem até 11 de junho, aqui: www.eny.com.br/aopedaletra.

* Em 2014, o tema dos textos deve incluir calçados e fatos, reais ou fictícios, envolvendo a cidade de Santa Maria e região, em comemoração aos 90 anos da Eny Calçados.

* O concurso é aberto a autores inéditos, ou seja, que não tenham livros individuais publicados, podendo ter publicações eventuais em antologias ou através da imprensa.

* Os escolhidos por comissão julgadora formada por profissionais das Letras, da Produção Literária e da Fundação Eny, vão integrar o livro Ao Pé da Letra – Ano III.

* A obra será organizada pelo professor de Letras Orlando Fonseca, da UFSM, e que contará também com textos assinados por grandes autores ligados à Santa Maria.

luneta cesma* No ciclo “Literatura na Tela”, do Cineclube Lanterninha Aurélio, a atração desta segunda-feira é o longa metragem italiano ‘‘Partner’’, do diretor Bernardo Bertolucci.

* Baseado no romance  ‘‘O duplo’’, de Dostoiévski, o filme (acima, a imagem de uma cena) apresenta diversos temas relacionados à geração de 1968, podendo ser considerado de fato um filme político, apesar de não histórico.

* A exibição começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma (Professor Braga 55). A entrada é gratuita. Após o filma, comentários e discussão com o professor Reginaldo Perez.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Não acredito que a demissão tenha sido só por isto. Muito surrealista. Negócio é esperar a outra versão. Tribunal midiático que só escuta um lado já existem muitos.
    Depois as falácias governistas. "A sua opinião contra a copa não é respeitável porque você é um hipócrita. Muitos comemoraram o anúncio da copa e muitos que eram contra ficaram quietos". Os que falaram contra e foram desqualificados nem entram na conta.
    Segunda tática governista: jogar um monte de números que não podem ser facilmente verificados. E usar a ignorância da população para ganhar votos. Primeiro: não moramos na Alemanha. O que acontece lá não justifica o que acontece aqui. Outra: 50% em cima de 900 milhões de euros num país rico é MUITO diferente de 50% em cima de 10 bilhões de euros num país "em desenvolvimento". Mais: a Alemanha tem os mesmos problemas na saúde, educação, transporte públcio que existem na pátria de chuteiras?
    No mais é só esperar. A FIFA sempre faz relatórios sobre as copas. O da Alemanha já está pronto. Vamos esperar o do Brasil e comparar.

  2. O Eng Severo foi severo com a arquiteta. Entrou e em menos de um mês…
    Já pararam as reuniões do Fórum Técnico, alguem sabe o porque?
    Depois os projetos na cidade não andam e ninguem sabe o porque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo