ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCulturaPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Tensão no Iplan, Assembleia, Saúde Mental nas Ruas, vacinação, mostra na Iberê…

* Talvez seja o caso de uma intervenção no Instituto de Planejamento da Prefeitura, o Iplan – sucedâneo do Escritório da Cidade. Talvez.

* O fato é que a demissão de uma ocupante de Cargo de Confiança, como você leu AQUI na madrugada passada, foi apenas o último ato a preocupar muitos servidores que atuam por lá.

* O editor colheu informações que sugerem um clima de tensão na autarquia. É melhor não duvidar da possibilidade de novas saídas. Agora por interesse dos servidores.

* Convenhamos que o Palacete da SUCV já tem problemas suficientes para enfrentar e agora mais esse, justamente no coração do planejamento estratégico da Administração. Mas, enfim…

* Se depender do que consta no Boletim Legislativo 24/2014, que traz a Ordem do Dia para a sessão, a tarde de terça tem tudo para ser calmíssima no Palacete da Vale Machado.

* Afinal, afora um requerimento e duas leis denominando ruas (e em 1ª discussão), nada há mais a ser votado. Bueno, exceto, claro, se houver acordo de lideranças e se aprecie, por exemplo, o reajuste do funcionalismo.

* Na relação de propostas que entraram no parlamento, afora as que serão tratadas em nota a parte, daqui a pouco, destaque para o envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

* É justamente a norma que vai nortear, mais adiante, o Orçamento do Município para 2015, um mês crucial para o segundo mandato de Cezar Schirmer/José Farret.

* Já na Assembleia Legislativa, há 23 MATÉRIAS passíveis de discussão pelos deputados, nesta semana. Uma delas a proposta que “ajusta” a Lei Kiss, como você leu há pouco.

* Esse é um dos quatro projetos que tramitam em regime de urgência e que travam a pauta do parlamento gaúcho. Sem votá-los, nada mais será apreciado.

* A decisão sobre quantos e quais irão para o plenário do Legislativo sai no final da manhã, em reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora da Assembleia.

* A Prefeitura, via Secretaria da Saúde, está realizando o “Primeiro Saúde Mental na Rua”. O evento, promovido pela Rede de Atenção Psicossocial de Saúde Mental, será realizado nesta quinta, das 2 da tarde às 7 da noite, na Praça Saldanha Marinho.

* A atividade vai levar ao centro trabalhadores, usuários, familiares e simpatizantes da Rede de Atenção Psicossocial, e terá como tema o Desafio da Luta Antimanicomial.

* Esta luta, segundo os organizadores, é, por exemplo, pelos direitos das pessoas com sofrimento psíquico e seus familiares; pelo cuidado em liberdade, compreendendo que nenhum ser humano deve ser submetido ao isolamento, ao abandono e aos maus tratos.

* E também, o ser humano, não pode ter violação de seus direitos. E tudo isso é marca histórica dos hospitais psiquiátricos e dos manicômios.  

 

Contra a gripe: mais quatro dias para tentar atingir a meta. Hoje há 51,5 mil imunizados
Contra a gripe: mais quatro dias para tentar atingir a meta. Hoje há 51,5 mil imunizados

* Segundo dados oficiais da Prefeitura, atualizados até sexta-feira, já são 51,5 mil santa-marienses imunizados contra a gripe, já incluídos os números da primeira semana em que a campanha nacional foi ampliada.

* O número significa 76,22% da meta (67,640 mil) estipulada pelo Ministério da Saúde. A vacinação segue até sexta e AQUI você acessa os locais em que pode se dirigir.

* Desde a última sexta e até o dia 31 acontece a exposição A Pintura Antes do Tema, do aluno do 8º semestre do curso de Artes Visuais da UFSM, William Silva.

* São cerca de 30 obras, entre pinturas e desenhos, expostas na sala Iberê Camargo (2º andar do Arquivo Público, na Appel 900).

* A visitação pode ser feita de segunda a sexta das 9 da manhã ao meio dia e das 2 às 5 da tarde. As obras apresentam temática variada, como natureza morta e figura humana.

* Todas foram desenvolvidas no Ateliê de Pintura 1336, do Centro de Artes e Letras (CAL), sob a orientação do professor Alphonsus Benetti.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. E todos aqueles PLANOS que a cidade era para ter, se lixo, saneamento, mobilidade urbana e dos parques?
    Este tal de IPLAN ajudou a Planejar isto?
    Se não o fez qual a serventia?
    Os espanhóis ganharam dinheiro e cade os produtos?
    Será que Severo foi severo no controle dos planos?

  2. ." Não há do que se preocupar."
    Concordo com você blef. Atual administração, esta tão descolada, da realidade, da sociedade, que queimar neurônios, com certas politicas, do comando da cidade, é perder tempo.
    Haja visto, um determinado vereador declarou, que o próprio, vai tomar à dianteira e limpar à praça.
    "A Razão 20/05/2014".
    Onde fica esta praça????

  3. Cargo de confiança, a demissão é ato ad nutum. Na iniciativa privada as regras são claras: ninguém é insubstituível e a porta da rua é serventia da casa. Mas os problemas internos da prefeitura são da prefeitura. Não há do que se preocupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo