ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Federasul fundada. Aqui?

Isso é história!

1921, 2 de fevereiro – Realiza-se um Congresso das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul, em uma sala da União dos Caixeiros Viajantes e, sob a presidência do dr. Manuel Luis Osório. Por proposta da assembleia, é fundada a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e nomeada uma comissão, composta dos drs. Osvaldo Aranha e Neide Lima Costa e srs. Salatiel de Barros, Flodoardo Silva e Higino Machado, para elaborar o Estatuto.

As sessões continuam até o dia 4, quando é encerrado o Congresso. A Associação Comercial de Porto Alegre, que desejava para si as glórias da proposta de fundação da Federação, não a reconheceu e fez o silêncio descer sobre ela, até que, em novo congresso das Associações Comerciais, realizado em Bagé, de 28 a 31 de outubro de 1927, foi aprovada uma resolução refundando a Federação.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

NOTA DO COLUNISTA: Observatório tem uma dúvida, que os historiadores de hoje poderiam esclarecer: afinal, a Federação das Associações Comerciais é a Federasul? E ela é a mesma que, quase sete anos depois seria “refundada” em Bagé?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo