Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaDestaque

CULTURA. “O Artista em Seu Olhar” é a grande campeã do 1º Festival Deborah Rosa

Na final, foram apresentadas 10 composições autorais inéditas

Evento contou com votação do público para Música Mais Popular, que escolheu “Perdido em SM”. Foto João Alves / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A última noite do 1º Festival Deborah Rosa foi de emoção, comoção e composições inéditas autorais dos mais variados gêneros musicais. Das 20h deste sábado (7) à meia-noite deste domingo (8), o público acompanhou as dez canções finalistas, seguido do show de Nei Lisboa, no Theatro Treze de Maio, na expectativa de conhecer a grande campeã da primeira edição. E o corpo de jurados elegeu “O Artista em Seu Olhar”, com letra e melodia de Cleber Brenner, como a grande vencedora do festival (veja lista completa abaixo).

A abertura da noite foi especial, com uma música composta pelo pai de Deborah, Danilo Rosa, em parceria com Nilton Leal e Amarílio Melo, e interpretada no palco do evento por Nilton Leal, Diogo Matos e Tiago Pinheiro. A canção emocionou ao público, que lotou a plateia e o mezanino do Theatro Treze de Maio.

Em seguida, foram apresentadas as 10 composições autorais inéditas, classificadas como finalistas nas noites de quinta (5) e sexta-feira (7). Os jurados da competição foram: Dúnia Elias, Paulo Inda, Adriana Deffenti, Marcos Kröning e Adriana. A final, além dos jurados técnicos, contará com votação popular. Eles tiveram a difícil missão de selecionar as obras em 1º, 2º e 3º lugares, bem como Melhor Intérprete, Melhor Instrumentista, Melhor Letra e Melhor Arranjo. Na noite deste sábado também foi votada, pelo público presente no Theatro, a Música Mais Popular. A obra escolhida foi “Perdido em SM” (veja lista abaixo com todos os ganhadores).

Enquanto os jurados deliberavam sobre as premiações, Nei Lisboa subiu ao palco para o show de encerramento, acompanhado de Paulinho Supekovia (guitarra e baixo), Luiz Mauro Filho (piano e teclado) e Giovanni Berti (percuteria). O artista comemora aniversário de vários discos da carreira, e canções de trabalhos mais recentes, como Telas, tramas & trapaças e o EP Pandora, gravado durante a pandemia e lançado ao final de 2021. O setlist ainda contou com os sucessos “Telhados de Paris”, “Pra Te Lembrar”, “Baladas” e “Cena Beatnik”.

Após o show, a apresentadora do 1º Festival Deborah Rosa, a atriz Cândice Lorenzoni, divulgou os resultados do evento. O troféu da grande campeã foi entregue pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo e pela mãe de Deborah, Deja Rosa. Além da escultura desenhada por Juan Amoretti, os vencedores também receberam rosas vermelhas, flor que era marca registrada da cantora e artista Deborah Rosa.

“Esta é uma noite de comemoração e de agradecimentos, e reforço o nosso muito obrigada. Este ano de 2023 está sendo um ano muito especial, com muita efervescência na cultura. E a cultura está relacionada com o conhecimento, com a criatividade, com a educação, com a inovação… A cultura identifica a gente em um lugar, e nas ultimas três noites, tivemos a oportunidade de honrar a cultura da música local, deste teatro e de honrar uma das maiores artistas de Santa Maria, que foi Deborah Rosa. Agradeço a todos que se envolveram com a organização deste belíssimo festival”, destacou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, em fala antes da revelação dos vencedores.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, também agradeceu a todos que trabalharam no festival e que transformaram a iniciativa em realidade.

“Precisamos agradecer, por que só chegamos ao final deste festival tão diverso, tão plural, por causa de muita gente. Ao pessoal do Theatro, à família da Deborah, aos artistas que se inscreverem e aos que se apresentaram, ao público, a TV ovo, aos jurados, que tiveram tarefa difícil na escolha das canções finalistas e vencedoras, à equipe da Secretaria de Cultura, ao prefeito e ao vice-prefeito, que está aqui. É importante ressaltar que para tirar o festival do papel precisava da confiança do prefeito, do vice e de outras secretarias. Obrigada à equipe de som, e a Deborah Rosa, por tanto. Por todas as vezes que aceitou desafios malucos com a gente e andou pela cidade, em um calor de 40ºC com figurinos nem sempre confortáveis para os termômetros. Por andar em cima de um trem pela cidade, por ser nossa Mamãe Noel. Obrigada por emprestar teu nome e a tua trajetória a este festival. Vida longa ao Festival Deborah Rosa”, concluiu Rose.

A última noite do evento foi transmitida ao vivo, e pode ser assistida abaixo.

O festival
Rememorar e homenagear a potência da artista e cantora santa-mariense Deborah Rosa. Estes foram os impulsos para a criação do Festival Deborah Rosa, que ocorreu no Theatro Treze de Maio, nas noites desta quinta, sexta-feira e sábado. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de celebrar a trajetória artística cantora, falecida em março de 2021.

Foram 84 músicas inscritas em que a Comissão de Triagem, formada por Dida Larruscain, Dionara Fuentes, Hique Gomez e Nei Lisboa, tiveram a difícil tarefa de selecionar as vinte classificadas. Cada uma das composições selecionadas na triagem recebem, a título de premiação, o valor de R$ 3 mil.

Vencedores do 1º Festival Deborah Rosa
1º Lugar: O Artista em Seu Olhar
– Melodia: Cleber Brenner
– Letra: Cleber Brenner

2º Lugar: Amor à Lista
– Melodia: Erick Corrêa
– Letra: Erick Corrêa

3º Lugar: Perdido em SM
– Melodia: Yuri ML
– Letra: Yuri ML

Música Mais Popular: Perdido em SM
– Melodia: Yuri ML
– Letra: Yuri ML

Melhor Intérprete: Igor Tadielo, com a canção “Pra Desatar Alguns Nós”
– Melodia: Igor Tadielo
– Letra: Juliano Santos

Melhor Instrumentista: Cassiano Cassanta

Melhor Letra: O Artista em Seu Olhar
– Melodia: Cleber Brenner
– Letra: Cleber Brenner

Melhor Arranjo: Pra Desatar Alguns Nós
– Melodia: Igor Tadielo
– Letra: Juliano Santos

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo