CulturaDestaque

CULTURA. Prefeitura divulga os homenageados da “Feira do Livro”: Patronesse, Póstumo e Professora

São eles Nikelen Witter, Mario Eleú da Silva e Maria Esther Gomes de Souza

Nikelen Witter, a patronesse, Mario Eleú da Silva, o escritor homenageado (póstumo) e Maria Esther Gomes de Souza (professora homenageada), em fotos apostas em arte assinada por Mallu Rodrigues e Gibran Carrazzoni, da Assessoria da Prefeitura

Por Liciane Brum / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, divulga os nomes da patronesse e dos homenageados da 49ª Feira do Livro de Santa Maria. Os convites foram oficializados nesta sexta-feira (11), na sede da pasta municipal.

A patronesse da edição de 2022 é a pesquisadora, professora e escritora Nikelen Witter. Ela é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e dedica-se a investigações de questões que envolvam gênero e a história das mulheres na época contemporânea. Como escritora, é uma das mais importantes representantes no Brasil do gênero steampunk. Nikelen recebeu recentemente o prêmio Açorianos de Conto, com “Dezessete Mortos”.

“Eu me senti a Bela ganhando aquela biblioteca da Fera. Só preciso me cuidar para não sair cantando no meio da praça, porque a felicidade e a incredulidade são as mesmas. Minha expectativa é de que essa seja uma grande Feira do Livro, de retomada das atividades e de valorização dos leitores e dos profissionais que fazem do livro um portal para novos mundos”, diz Nikelen.

A professora Maria Esther Gomes de Souza foi escolhida como professora homenageada desta edição. Ela tem destaque para o trabalho de inclusão que faz com surdos da Escola Reinaldo Cóser.

“Receber uma homenagem desse porte, depois de dois anos de pandemia, emociona, fortalece e impulsiona nosso trabalho na Escola Cóser, que é bilíngue para surdos. A leitura é para todos!”, comenta.

O escritor homenageado (póstumo) é o compositor Mario Eleú da Silva, que morreu em 30 de janeiro deste ano. Compositor nativista e natural de Quaraí, Mário Eleú é conhecido por músicas como “Orelhano” e “Provinciano”. Com suas composições, venceu festivais do Estado e também foi jurado da Tertúlia Musical Nativista. Além de compositor e médico, Mário também passeou pela literatura, escrevendo prosas e poesias. Suas obras mais recentes são “Velho Doutor” e “Ginete de Ilusões”, ambos expostos na Feira do Livro de Santa Maria do ano passado.

Quem recebeu o convite foi um dos quatro filhos do compositor, Eduardo Monteiro:

“Recebemos a notícia desta homenagem com muito orgulho. Mário Eleú é um ser iluminado e que, em todos os lugares que passou, sempre espalhou o bem”, destaca Eduardo, que recebeu, emocionado, o convite da Secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Para a titular da pasta municipal, os nomes escolhidos trazem o prenúncio de uma Feira do Livro cada vez mais inclusiva.

“Depois de mais de seis anos, temos uma patronesse na feira. E a professora Maria Esther traz, com sua trajetória, um trabalho forte de literatura e leitura inclusiva, que irá deixar a Feira ainda mais democrática. Teremos uma Feira do Livro para todos e queremos reconhecer, com esses nomes, pessoas que foram e são importantes para a cultura de Santa Maria, como também o nosso escritor homenageado, que nos deixou este ano, Dr. Mario Eleú”, comenta Rose.

A 49ª Feira do Livro de Santa Maria ocorre neste ano de 29 de abril a 14 de maio, na Praça Saldanha Marinho. A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da Câmara do Livro. A produção cultural é de Denise Copetti. A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Panelinha da cultura melhor dito. Se perguntar a 10 pessoas longe do calçadão quem são arrisco dizer que 9 não conhecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo