Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresPolítica

POLÍTICA. A noite em que o Parlamento da comuna prestou homenagem a quatro ilustres santa-marienses

Os homenageados: irmã Irani, advogado Tonetto, professor Cechin e radialista Schmidt
Os homenageados: irmã Irani, advogado Tonetto, professor Cechin e radialista Schmidt

Terminou agora há pouco, no plenário da Câmara de Vereadores, a sessão solene em que foram entregues os principais títulos de benemerência concedidos pelo parlamento da comuna. Os receberam a reitora da Unifra, Irani Rupolo (Cidadã Santa-mariense), o advogado Daniel Tonetto (Cidadão Benemérito), o professor Agostinho Cechin (Honra ao Mérito) e o radialista e economista Fernando Adão Schimidt (Vereador Emérito).

Para saber o que aconteceu, em detalhes, e também o que disseram todos, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara. O texto é de Camila Milder, com foto de Ronei da Cruz. A seguir:

“Sessão Solene outorga títulos de benemerência e vereador emérito

A Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (6), na Câmara de Vereadores fez a entrega dos títulos de Cidadão Benemérito, Honra ao Mérito, Cidadã Santa-Mariense e distinção de Vereador Emérito. A solenidade integra a programação da Semana da Câmara 2014.

O presidente do Legislativo, vereador Werner Rempel, conduziu a solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito, José Haidar Farret, representando o prefeito municipal Cezar Schirmer; General Miotto, da 3ªDE; General Lopes, da 6ª Brigada de Infantaria Blindada; Ten-Cel. Cardoso de Oliveira, Comandante do 1ºRPMon; Major Bastianello, Comandante do BOE; Delegado Getúlio de Vargas, Chefe da Polícia Federal; Paulo Burmann, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria.

O ato teve início com a entrega do título de Cidadã Santa-Mariense, conferido anualmente à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica ou administrativa, tenha prestado relevante serviço à Santa Maria. Este ano, a honraria foi conferida à Irmã Irani Rupolo. O vereador Dr. Tavores se pronunciou, relembrando a trajetória da formação religiosa da Irmã. Resgatou a descrição que Irani fez da cidade de Santa Maria, ao dizer “é uma cidade que possui montanhas, onde muralhas verdes oliva protegem a cidade. No ponto oposto, os campos abrem o olhar para o horizonte”. Destacou sua atuação frente ao Centro Universitário Franciscano e os diversos cursos de graduação e pós-graduação criados sob sua orientação. “A formação humana é inseparável da formação universitária”, disse Tavores. A homenageada recebeu das mãos do vereador, a placa de Cidadã Santa-Mariense.

Em seu discurso, Irmã Irani Rupolo, compartilhou a homenagem com as Irmãs Franciscanas, corpo funcional, docentes e estudantes da Unifra. Também agradeceu a seus pais, por ter aprendido com eles o sentido da vida e da cidadania. Manifestou o desejo de ver Santa Maria como uma cidade com condições dignas de saúde, segurança, moradia e educação, com lugares seguros para os jovens realizarem seus encontros e festas. Desejou que as boas notícias possam ser mais numerosas que as más notícias. Ao finalizar, propôs que os pais eduquem seus filhos com todo o cuidado e crença em Deus. “Os votos que expresso não são utópicos, que nunca deixemos de crer na melhoria da condição humana. Uma cidade que se renova será mais justa, próspera, educada e feliz. Este é um caminho possível”, concluiu.

O título de Cidadão Benemérito, conferido àquele que, por destacada atuação no meio social, cultural ou político, haja prestado relevante serviço público ao Município, foi entregue ao senhor Daniel Tonetto. O homenageado recebeu a honraria através do vereador Luis Carlos Fort. Em seu pronunciamento, o vereador destacou o histórico do homenageado, seu nascimento na cidade de São Sepé e o ingresso na faculdade de Direito. Salientou a seriedade, responsabilidade e dedicação de Daniel frente às atividades e obrigações que foram e são delegadas. “Não tenho dúvida nenhuma da capacidade do nosso homenageado, temos no Daniel um cidadão fora do normal. Tenho dito que ele não é desse mundo e que também é dono de um coração maior do que o Rio Grande”, descreveu Fort.

Após receber a placa de Cidadão Benemérito, Daniel Tonetto listou os motivos que o levaram a escolher a cidade de Santa Maria para viver, “tenho verdadeira atração por essa cidade, coração do Rio Grande do Sul”, afirmou. Emocionado, Daniel Tonetto agradeceu o título. “É a homenagem que recebo da minha cidade”. Ao citar a frase de Mahatma Gandhi, “não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho”, Daniel encerrou afirmando que seu sonho é que, um dia, esse caminho, se chame Santa Maria…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo