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PRESENTE? Se Senado aprovar, aumenta a carga de trabalho dos camioneiros, para até 12 horas por dia

Há a possibilidade deles terem que trabalhar até 12 horas por dia. Folga? Quando?
Há a possibilidade deles terem que trabalhar até 12 horas por dia. Folga? Quando?

Convenhamos, eis um “presente de grego”, nas proximidades do Dia do Trabalho, para uma categoria das mais difíceis de encarar: motorista de caminhão. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que revisa a lei de 2012 e que, objetivamente, apenas beneficia os donos, e não os profissionais do volante. Agora, a proposta vai para o Senado, onde sai a decisão final.

Bem, essa é opinião deste editor, que não é, nem precisa ser compartilhada por mais ninguém. O fato é que aumenta a carga horária permitida ao motorist de caminhão, como você confere no material originalmente publicado pelo portal Congresso em Foco. A seguir:

Câmara eleva para até 12h jornada de caminhoneiro…

A Câmara aprovou na noite desta terça-feira (29) projeto que aumenta o tempo contínuo de trabalho dos motoristas, hoje estabelecido pela Lei do Caminhoneiro, de 2012. Atualmente, a cada quatro horas de trabalho consecutivo, os caminhoneiros devem descansar por 30 minutos.  O texto aprovado hoje eleva esse período para cinco horas e meia. O projeto também prevê jornada de até 12 horas diárias e redução do tempo de sono de nove para oito horas diárias. A proposta segue para o Senado.

A jornada de trabalho dos caminhoneiros deverá ser de oito horas por dia, com 11 horas de descanso a cada 24 horas. Entretanto, eles poderão fazer duas horas extras remuneradas por dia e, caso haja acordo coletivo, poderão ter mais outras duas horas extras diárias. Ou seja, o condutor de um caminhão poderá dirigir até 12 horas por dia…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

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Um Comentário

  1. É o resultado de tentar corrigir o país com leis mágicas. Os gênios impuseram uma parada a cada 4 horas e esqueceram que os caminhões não podem parar em qualquer lugar. Questão de espaço físico e de segurança. Colocaram uma tolerância de 5% no peso por eixo dos caminhões. Só que no resto do Mercosul a tolerância é de 10% e os caminhões de fora podem entrar livremente no Brasil. Também não sei se existem balanças funcionando para fiscalizar isto.
    Agora voltam atrás. Excepcionalmente (pelo menos num dos textos) o caminhoneiro poderá andar até 6 horas para encontrar um lugar para parar. As multas emitidas pela lei atual (excesso de peso e transito além de 4 horas)serão transformadas em advertência. As empresas poderão fazer testes de janela larga para detecção de dependencia química (o certo seria a PRF fiscalizar isto e na estrada), num dos textos o teste seria realizado a cada dois anos. Como ainda vai para o Senado, o texto ainda pode ser modificado.
    A opinião do editor,apesar de respeitável, não é lá de muita valia. Baseou a informação num site. Os jornalistas do site leram a notícia no site da Camara, uma notícia produzida por outro jornalista. Muitos filtros. O clipping do clipping do clipping. Por exemplo, a conversão das multas sumiu no meio do caminho. E não beneficia só os donos.

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