Com números é difícil (alguns diriam impossível) brigar. E, definitivamente, o mercado de carros “zero quilômetro” (automóveis e comerciais leves), se é verdade que apresenta queda de um mês para outro, e até do mês passado para o mesmo no ano anterior, também não é menos verdade que está melhor que a média nacional.
Isso é mais visível nos números dos primeiros quatro meses do ano em relação a idêntico período do ano passado. A diferença, pró-2013, é centimétrica, se dá para usar esse termo. E faz com que, pelo menos em Santa Maria, provavelmente pelas peculiares características locais, crise não há. Ao menos por ora isso não é detectado.
Então, vamos a eles, os tais de números.
Em abril deste ano, crivado de feriados, o que não ajuda em nada, foram emplacados na cidade, conforme o Registro Nacional de Veículos Automotores, exatas 486 unidades de carros novos. No mesmo mês, em 2013, foram 15% além, com 553 comercializados pelas revendas locais.
Agora, tomemos os respectivos quadrimestres. Entre janeiro e abril deste ano, já foram emplacados em Santa Maria, conforme o Renavam, nada menos que 1.918 carros “zero quilômetro” – vendidos pela mais de uma dezena de concessionárias autorizadas. No mesmo período, ano passado, saíram das revendas 1.993 carros – ou 3,8% mais.
Resumo da ópera: é verdade que há uma retração, na comparação com 2013. Mas nada que preocupe muito os empresários do ramo. Pelo menos por enquanto.
Em tempo: nas imagens que ilustram esta nota você tem o desempenho do setor nos quatro primeiros meses deste ano, e também o relativo ao mês de abril, inclusive por concessionária.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.