Câmara de VereadoresEleições 2014PartidosPolítica

CAMPANHA. PP quer enquadrar seus CCs, Fátima se joga para região… Ah, e tem também o projeto de Deili

Na última reunião da CCJ, 5 projetos liberados. E nesta terça? (foto Ronei da Cruz/AICV)
Na última reunião da CCJ, 5 projetos liberados. E nesta terça? (foto Ronei da Cruz/AICV)

As convenções partidárias no Rio Grande do Sul estão todas previstas para a segunda metade do mês. A campanha propriamente dita inicia mesmo em meados de julho. No entanto, uma série de movimentos já se dá agora e de algum tempo. Afinal, se espera um pleito acirrado e, especialmente no caso do pleito proporcional, bastante competitivo no que toca aos santa-marienses. Em especial, é bom que se diga na disputa por vaga na Assembleia Legislativa, em que há quase 10 candidatos na luta. E ainda há um projeto que, a rigor, barra viagem de vereadores candidatos. Quer dizer…

Bueno, confira a seguir quatro movimentos detectados (e informações obtidas) pelo editor deste sítio, e que têm influência no que virá logo a seguir, na campanha propriamente dita:

1) Semana passada, foi aquém da expectativa a presença de ocupantes de Cargos de Confiança do partido, na reunião chamada pelo PP. Nesta terça, mais um evento está marcado. Objetivo: comprometer efetivamente os CCs. Afinal, eles são do partido e por ele devem trabalhar, na busca pelo voto para Ana Amélia e Paulo Denardin, depois do horário de expediente. Estaria havendo “corpo mole” de uns e outros e já há quem advogue até a demissão dos que não quiserem participar. Pooois é.

2) Alijada, por força da legislação eleitoral, de pelo menos dois eventos importantes da comuna, o Natal do Coração (este, só após o pleito) e a Campanha do Agasalho (que ela coordenava), Fátima Schirmer conta com o apoio efetivo dos CCs peemedebistas da prefeitura e de importantes nomes da sigla. Casos do presidente local Aldo Fossá e do ex-prefeito de Jaguari e presidente do Coredes Central Caio Jordão. Com eles, e outros apoiadores, têm viajado por outros municípios – da região ou fora dela. Há consenso: só Santa Maria não garantirá nada, em outubro.

3) Jorge Pozzobom, que passou parte da segunda-feira em Santa Maria e vai à Assembleia Legislativa nesta terça, tem que se desdobrar. Principalmente porque há vários nomes locais (e Paulo Denardin parece ser o mais temido) que entram no eleitorado dele. Vai daí que, na sabatina, peregrinou pela Quarta Colônia. E no domingo foi bem mais longe, na região Celeiro, onde conta com fieis apoiadores e em cujo eleitorado pretende fisgar votos quem sabe fundamentais para a reeleição.

4) Por fim, há uma reunião importante nesta terça, na Câmara de Vereadores, da Comissão de Constituição e Justiça. Não é improvável que se conheça o parecer da Procuradoria acerca do projeto de Deili Granvile, do PTB, que impede o pagamento de diárias aos edis candidatos, e se distribua a proposta para um relator a ser designado. Por uma coincidência, dos sete integrantes da CCJ, apenas um, Manoel Badke, concorre em outubro.

Resumo da ópera: assunto é o que não falta. E nervosismo (de candidatos e apoiadores) também.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O projeto da vereadora, sem muitos estudos, tem um cheiro de inconstitucionalidade. Envolve candidatos e a competencia para legislar sobre direito eleitoral é privativo da União. Parece que tem vício de origem. Os vereadores dos outros cinco mil e tantos municípios do Brasil não teriam a mesma limitação.

  2. Claudemir,vc como jornalista, saberia me dizer por que o Instituo de Planejamento de Santa Maria, órgão vinculado à prefeitura , não disponibiliza os salários dos seus servidores? Afinal , a administração municipal adora afirmar que é muito rigorosa e SEVERA com relação a transparencia!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo