CulturaRegiãoUFSM

INVERNO. Está chegando o principal evento turístico da estação. Vem aí mais um Festival de Vale Vêneto

Vale Vêneto, de novo, receberá o maior evento turístico da região, nessa época do ano
Vale Vêneto, de novo, receberá o maior evento turístico da região, nessa época do ano

O objetivo, segundo a coordenadora, Vera Vianna, o Festival de Inverno tem como objetivo “inserir a comunidade e divulgar a música erudita”. Sim, é isso. E acontece há quase 30 anos na bela Vale Vêneto, a 40 quilômetros de Santa Maria. Mas, creia, não é apenas isso, ah, não é. Também se trata de rara oportunidade para combinar música com passeio, gastronomia e, sim, turismo.

Um mérito da UFSM. E também da comunidade de São João do Polêsine, parceira do evento que será lançado nesta terça-feira, como relata material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. O texto não é creditado. A foto é de Reprodução. Acompanhe:

Música para aquecer o Inverno

Nesta terça-feira (3), acontece o coquetel de lançamento do 29º Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) para a comissão organizadora do evento, autoridades da Reitoria da Universidade e a imprensa convidada, no Salão Imembuí. O Festival, que na última edição (2013) atraiu cerca de 2 mil pessoas, ocorrerá entre os dias 27 de julho e 3 de agosto, no distrito de Vale Vêneto – pertencente à cidade de São João do Polêsine. E durante esse período acontece também a 29ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, atraindo ainda mais público para o Festival. O FIIUFSM é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a University of Georgia (EUA) e teve sua primeira edição realizada em 1986.

Desde 2011, sob a coordenação dos professores do Departamento de Música da UFSM; Vera Vianna (piano), Gilmar Goulart (percussão), Guilherme Garbosa (clarinete) e Glaubert Nuske (fagote), o Festival oferece para os alunos inscritos 18 oficinas, divididas em cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopro madeira (flauta, clarinete, fagote e oboé) e sopro metal (saxofone, trompa, trombone e trompete), percussão (marimba e vibrafone), canto, piano, violão e educação musical. Essas oficinas são gerenciadas por 20 professores vindos de universidades, escolas de música e orquestras de diversas partes do mundo como Brasil, Estados Unidos, Itália, Costa Rica, Suíça, Áustria, entre outros.

A parceria com a University of Georgia (UGA) vem desde a primeira edição do Festival e surgiu através do contato entre os professores das Universidades. Durante o evento é feita uma seleção entre os alunos participantes, onde três desses ganham a oportunidade de estudar música na UGA, durante o período entre janeiro e março de 2015…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo