LUNETA ELETRÔNICA. Grandões liberados, Valdeci, Pozzobom, PSDB e Lima, Guarda e escolas, Feirão…
* A qualquer momento, o PSDB de Santa Maria deve confirmar se terá ou não um candidato a deputado federal. No caso, o presidente da sigla, Alexandre Lima.
* Reuniões têm acontecido nos últimos dias, com o objetivo de viabilizar uma campanha eleitoral efetivamente competitiva. Sem isso, nada feito. A conferir.
* Se depender do que consta do Boletim Legislativo 30/2014, que traz a Ordem do Dia, a sessão desta terça, da Câmara, só terá emoção, mesmo, é nos discursos. E olhe lá.
* Se bem que, como se sabe, sempre é possível a inclusão de algum projeto de última hora, com reuniões de comissões em plenário e etc etc. Melhor esperar, então.
* Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, na antevéspera do início da Copa, há 23 MATÉRIAS em condições de ser votadas.
* Mas, atenção, cinco projetos (que tramitam em regime de urgência) têm prioridade. Eles trancam a pauta e, antes deles, nenhum outro poderá ser votado. A decisão sai na reunião de líderes partidários, no final da manhã.
* O líder da Bancada do PSDB na Assembleia, deputado Jorge Pozzobom, foi homenageado, nesta segunda-feira pela Câmara de Vereadores de Itaara.
* O parlamentar recebeu, informa sua assessoria, moção de congratulações “pelos bons serviços prestados, sobretudo pela atuação junto à Defesa Civil no forte granizo que atingiu o município e na implementação da Ferrosul com trajeto passando pela região”.
* O deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia, festejou o anúncio do Plano Safra gaúcho, que destina R$ 2,74 bilhões para financiar os agricultores.
* O Plano, disse Valdeci, “potencializou ainda mais a pujante agricultura gaúcha e massificou o apoio à agricultura familiar. Esta iniciativa é um dos motivos que explica o crescimento econômico e social do Rio Grande nos últimos anos”.
* O projeto “Guarda Municipal nas Escolas” será lançado às 8 da manhã desta terça, na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), na Avenida Rio Branco, 66.
* Em sua segunda edição, o projeto desenvolve ações junto às instituições de ensino voltadas à área da segurança pública, combate às drogas, promoção da saúde, prevenção de acidentes e da violência e preservação ambiental, entre outras.
* Cerca de 100 famílias da Vila Maringá foram as primeiras beneficiadas, na tarde desta segunda, com as doações da Campanha do Agasalho 2014.
* Uma equipe da prefeitura, coordenada pelas secretarias de Desenvolvimento Social e de Ação Comunitária e Cidadania, distribuiu entre os moradores carentes 1.500 peças de roupas, 229 pares de calçados e oito cobertores.
* Acompanharam a entrega o secretário Adelar Vargas e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), Jacques Eskenazi.
* Até sexta, das 8 da manhã às 6 da tarde, acontece o Feirão do Meio Ambiente, na Rua 24 Horas e na Praça Saturnino de Brito. A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos associados.
* Estão disponíveis produtos coloniais, caseiros, artesanato, plantas ornamentais, lances e uma grande variedade de produtos da Economia Solidária.
* Estão definidos os homenageados, patrono, tema e lema das comemorações da Semana da Pátria e da Semana Farroupilha. Os dois eventos têm a coordenação da Prefeitura Municipal.
* Haverá bastante tempo para divulgar todas essas informações. Mas uma coincidência pode ser apontada: o tema local da Semana Farroupilha é “Santa Maria Somos Nós” – o mesmo de campanha da RBS. Sim, deve ser só coincidência.
A Mobilidade Urbana, é uma das soluções que carecem de pessoas qualificadas, na administração.
As prometidas, intervenções pontuais, não aconteceram.
Agora com o aumento diário, dos veículos, acham que o problema da tranqueira, são as carroças e a população que não sabe andar.
Falta uma pessoa, ter atitude de, administrar, propor soluções.
Ontem (09/06) o trânsito no centro era o velho oeste. Motoqueiros não respeitam sinal fechado e nem faixa de segurança. Motoristas dando de espertos e parando no meio do cruzamento, o sinal abre e os outros condutores têm que ficar parados. Pedestres atravessando ruas com a sinaleira aberta para os carros.