AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaEconomiaEducaçãoEleições 2014EstadoMemóriaPartidosPolíticaPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Morte de Gilseu, Pozzobom, CDL e varejo, Campos no RS, Estatuinte, Agasalho…

Gilseu Beviláqua, morto aos 65 anos. O luto dos militantes politicos da cidade
Gilseu Beviláqua, morto aos 65 anos. O luto dos militantes politicos da cidade

* A morte de Gilseu Bevilaqua, aos 65 anos, depois de longa enfermidade, comoveu o meio político da cidade. Como se esperava, dado o estilo fidalgo de sua militância.

* Além de receber as homenagens, no Cemitério Jardim Santa Rita, que incluiu a visita de aliados e adversários, com os quais convivia muito bem, também no Legislativo a ocorrência foi lembrada.

* Na sessão da tarde passada, antes mesmo de qualquer outra coisa, um “minuto de silêncio” foi feito para homenagear Gilseu (AQUI, todo o noticiário da sessão).

* Dia de visita de presidenciável no Rio Grande do Sul. Nesta quarta estará no território gaúcho o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB – ele farár roteiro por Porto Alegre e Região Metropolitana.

* Campos faz sua primeira visita ao Estado depois de selada a aliança com o PMDB e PSD. O que resultará, claro, numa entrevista coletiva com todos os pré-candidatos.

* Em horário ainda desconhecido deste editor, além do candidato do PSB à Presidência, deverão falar à imprensa José Ivo Sartori (PMDB), concorrente ao Piratini, José Cairoli (PSD), vice da chapa, e Beto Albuquerque (PSB), candidato ao Senado.

* Além de flexibilizar a Lei Kiss (leia nota específica, mais adiante), os deputados analisaram na sessão desta terça, três vetos do Piratini a projetos aprovados na Assembleia.

* Só um deles foi mantido (confira o noticiário completo AQUI), enquanto dois foram derrubados. Um deles é destacado pelo deputado Jorge Pozzobom, líder do PSDB.

* Em abril, os deputados aprovaram emenda a projeto do governo, estendendo aos servidores aposentados a Gratificação de Incentivo – o que foi vetado por Tarso Genro.

* Agora, os deputados mantiveram a emenda, o que, para Pozzobom, significa o restabelecimendo de “uma decisão soberana do Parlamento”. No mérito, atende “ao princípio da Isonomia, previsto na Constituição Federal.”

“50 anos, 50 prêmios”: promoção da CDL foi lançada festivamente no início da noite passada
“50 anos, 50 prêmios”: promoção da CDL foi lançada festivamente no início da noite passada

* A Câmara dos Dirigentes Lojistas fez o lançamento, no início da noite desta terça, da promoção “50 anos, 50 prêmios”, que comemora o cinquentenário da entidade.

* Um coquetel na Pampeiro, concessionária que participa da promoção através de cinco unidades de Wolkswagen Up, que serão sorteados, marcou o início do evento que vai se desenrolar por cinco meses, a partir de agosto.

* Já nesta quarta, a CDL e a Faculdade Integrada de Santa Maria assinam, na sede da Fisma, às 9 da manhã, termo de compromisso para criar a “Universidade do Varejo”.

* A criação da Universidade tem como objetivo qualificar empresários lojistas e colaboradores, fortalecendo ainda mais o comércio local, verdadeira vocação econômica de Santa Maria.

* O projeto visa oferecer cursos de pós-graduação ainda em 2014, para que em 2016, já com a autorização do MEC, o objetivo é cursos de ensino superior que atendam ao setor.

Estatuinte: reunião nesta terça definiu a palestra do dia 16 (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)
Estatuinte: reunião nesta terça definiu a palestra do dia 16 (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)

* Em 16 de junho acontece o que os idealizadores estão chamando de “pontapé inicial” para organizar o  processo que encaminhará a “Estatuinte” na UFSM – que pretende rever o Estatuto da instituição.

* Nessa data, no Campus, acontece a palestra “Concepção da Universidade”, com o vice-reitor da Universidade Federal Fronteira Sul, Antonio Inácio Andreoli.

* O evento, que inicia às 3 da tarde, no campus, com transmissão via internet, foi confirmado na REUNIÃO acontecida nesta terça, com a presença de representantes da reitoria e dos segmentos da UFSM.

* Coordenada pela prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Social e de Ação Comunitária, a campanha do Agasalho deste ano iniciou em 21 de maio.

* São mais de 200 pontos de arrecadação (confira, AQUI, material da Prefeitura, onde você pode encontrá-los) e a prioridade, embora nada seja descartado, é a doação, além de roupas e agasalhos, de cobertores e peças infantis.

* Acontece nesta quarta, no Palácio Piratini, mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento do RS (Conselhão). Entre os presentes, a irmã Lourdes Dill.

* A coordenadora do Projeto Esperança/Coooesperança deverá apresentar relatório do Encontro Latino-Americano e Caribenho dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social.

* Foram 14 países do continentes presentes ao evento acontecido em março, na capital argentina, Buenos Aires, com a presença de Lourdes Dill.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A tese de doutorado do vice-reitor deve ser interessante:"Soja orgânica contra a soja geneticamente modificada: Um estudo sobre tecnologia e agricultura familiar na região fronteiriça do noroeste do estado do Rio Grande do Sul."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo