NATUREZA. Tem um ninho de pombos na decoração de Natal do Centro. “Ninguém toca”, adverte o prefeito
POR MAIQUEL ROSAURO
Um ninho de pombos, com direito a dois ovos, na decoração natalina do Centro rendeu uma interessante matéria sobre preservação ambiental no site da Prefeitura de Santa Maria. Destaque também para a frase – não menos interessante – do presidente da CDL: “É o sinal de um resultado que não se explica”. Então tá…
Segue abaixo texto de Fabricio Minussi, com colaboração de Anarayna Barreto:
Pombos fazem ninho e botam ovos em decoração Natalina do Centro. Local será preservado
A retirada da decoração natalina do Centro da cidade reservou uma bela e inusitada surpresa aos voluntários que trabalham no projeto do Natal do Coração. Durante a remoção dos ornamentos situados no Viaduto Evandro Behr, um conjunto de sinos chamou a atenção. O ornamento serve de abrigo para um ninho de pombos, que fez morada no local. O funcionário municipal Ogier Rosado conta que ficou surpreso com o fato descoberto nesta quarta-feira (16). “Suspendemos imediatamente a retirada do ornamento, até porque, descobrimos, também, que o ninho abriga dois ovos e existem aspectos legais que precisam ser observados”, afirmou. Ogier Rosado tem razão.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, entidade apoiadora da programação do Natal do Coração, José Lima, acredita que o episódio carrega uma simbologia. “É o sinal de um resultado que não se explica, mas a mensagem é que a natureza nos apronta algumas surpresas como a presença desses nossos ilustres vizinhos”, comentou.
Já o prefeito Cezar Schirmer, ao tomar conhecimento da presença do ninho de pombos nos sinos do Viaduto Evandro Behr, lembrou de um outro episódio semelhante ocorrido no Rio Grande do Sul. “Tivemos num passado não muito distante o caso das corujas que fizeram ninho na Praia de Capão da Canoa. Vamos preservar o local. Ninguém toca no ornamento até que ele seja desabitado naturalmente”, observou o chefe do Executivo. A construção do ninho no interior dos sinos decorativos também chama a atenção dos pedestres que circulam pelo Centro da cidade.
“Nossa, que legal, tem que deixar eles ali. Por que tirar os bichinhos se não estão atrapalhando ninguém?”, disse a doméstica Elaine Aquines, 42 anos.
O aposentado Vanderlei Lima, 61 anos, manda um recado. “Eu achei a decoração linda, e os passarinhos também, pelo visto. Coisa mais linda. Tem que deixar eles ali”.
Já a estudante Debora Conceição, 19 anos, vai mais longe. “Ai que amor, queria poder ver. Tem que deixar os sinos, eu gostaria que tivessem deixado toda a decoração. Estava tão linda”, concluiu.
É sego o tio, abre o olho padilha.
Onde está o Ninho? Procurei ontem nas decorações e não achei.
Bom dia!
Ontem, na sacada do apartamento de minha mãe, também verificamos ter um pombo feito sua residência em uma orquídea. Agora ninguém toca ali. E tudo do pombo.
Abs.
Tem um, ninho de pombo na decoração da praça e um de cobra no predio da SUCV, todas querem picar o prefeito, te cuida.