RegiãoTurismoUFSM

REGIÃO. Mata quer parceria com a UFSM para o desenvolvimento do turismo. E lá tem o que mostrar

Tesouros paleontológicos de Mata são para ser mostrados ao mundo, por que não (foto Reprodução)
Tesouros paleontológicos de Mata são para ser mostrados ao mundo, por que não (foto Reprodução)

A busca pelo auxílio da instituição de ensino superior mais importante do interior gaúcho é uma mostra do interesse real de Mata, que tem uma importante riqueza paleontológica) em desenvolver o seu turismo. Sobre o encontro que tratou disso, ontem, no campus da UFSM, em Camobi, acompanhe o material assinado por Guilherme Bicca. A seguir:

Município de Mata busca parceria com UFSM para desenvolvimento do turismo paleontológico

O prefeito de Mata, Sadi Antonio Bisognin, acompanhado do secretario municipal de Cultura, Turismo e Paleontologia, João Misievcz, visitou o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, na manhã dessa quarta-feira (11). O encontro teve como objetivo a busca de uma parceria para o desenvolvimento do turismo e pesquisas paleontológicas no município.

Assim, a Prefeitura busca firmar um convênio com a UFSM para que o Centro de Pesquisas do Jardim Paleobotânico sirva de apoio aos pesquisadores e alunos da instituição, já que o mesmo terá suas obras retomadas em 2014.

Como consequência do investimento no Centro de Pesquisas, a Prefeitura busca o apoio da UFSM para desenvolver um projeto arquitetônico de ampliação do Museu Padre Daniel Cargnin, já que existe o projeto de recuperar o local, transformando-o em um grande centro de visitação e exposições temporárias de Paleoarte. O espaço ainda servirá de abrigo para as novas descobertas do Jardim Paleobotânico.

Programa de Educação Patrimonial e Turística

Ainda durante a agenda na UFSM, em um encontro com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em História, Profª Drª Maria Medianeira Padoin, deu-se o primeiro passo para a implantação de um programa de educação patrimonial e turística no município, o que prevê direcionamento de projetos e capacitação de professores da rede municipal para a sua consolidação.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Tnho cópia de um vídeo excelente sobre Mata, gravado no início da década de 80 pela GLOBOTEC em parceria com o Ministério da Educação.
    Na verdade o material paleobotânico de Mata foi reconhecido pela UFSM ainda no reitorado do Professor Derblay Galvão num esforço da instituição para colocar o município no mapa mundial de atrações científicas e turísticas. Retomar esse assunto é por demais relevante.

  2. O melhor de Mata é que o pórtico da cidade, com u Dinossauro (os fósseis mais famosos são de vegetais) é que ele está no município de São Vicente do Sul!!!
    E nenhuma reforma pode ser feita com dinheiro de Mata! Seria improbidade administrativa, gastar em OUTRO município e São Vicente nunca irá gastar em algo que promova OUTRO município. A turma de Mata me mata!

  3. Realmente Claudemir, o que procuramos alem de parcerias que nos possibilitem expor de uma forma adequada nosso material fóssil, é levar ao conhecimento da população a compreensão do advento que aqui ocorreu a 200 milhões de anos, envolvendo todos os segmentos da sociedade local , regional , nacional e mundial na preservação e divulgação deste tesouro que está a curto alcance de todos que visitam este município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo