EstadoMeio Ambiente

AMBIENTE. Estado terá Plano de Resíduos Sólidos. Em Santa Maria, última audiência pública preparatória

Resíduos sólidos e lixões. Tema, com certeza, presente na audiência e no próprio PRS
Resíduos sólidos e lixões. Tema, com certeza, presente na audiência e no próprio PRS

Até novembro, o Rio Grande do Sul terá um Plano de Resíduos Sólidos. Não é pouca coisa, muito menos algo desimportante. Todos os dias, metaforicamente falando, o tema é colocado em pauta. Afinal, é do ambiente em que vivemos que se está escrevendo. Por conta disso, uma série de audiências públicas foi programada por todo o Rio Grande do Sul. Nove, para ser mais preciso, espalhadas pelas diversas regiões gaúchas.

Coube a Santa Maria (polo da Depressão Central) sediar a última dessas audiências. E será nesta quarta-feira, no auditório do Centro Administrativo, imaginando-se a presença de muitos interessados – não apenas daqui, mas dee toda a região.

Para saber mais do Plano e especificamente da Audiência Pública, vale conferir o material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. O texto é de Hélio Gama Neto. A foto é uma reprodução. Acompanhe:

Santa Maria sedia última audiência regional do Plano de Resíduos Sólidos do RS

O município de Santa Maria sedia nesta quarta-feira (30), a partir das 8h30, a última das dez audiências públicas regionais programadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) dentro do processo de elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS). Dirigido à Depressão Central do Estado, que abriga uma população superior a 1 milhão de habitantes em 59 municípios, o encontro será realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, n° 2.277). Durante a audiência, seguida de oficinas, será feita uma apresentação de diagnóstico preliminar regional, além o debate da situação atual, dificuldades e propostas de ações.

Com o término da fase de encontros regionais, a Sema e a empresa Engebio Engenharia – vencedora de licitação – farão a consolidação e análise dos dados coletados nas dez audiências (em Frederico Westphalen, Santa Rosa, Porto Alegre, Rio Grande, Passo Fundo, Caxias do Sul, Osório, São Borja, Santana do Livramento e Santa Maria). Após essa etapa, será feita uma nova audiência na Capital para apresentação do diagnóstico consolidado e das propostas de ações. O prazo final de conclusão do PERS-RS é o mês de novembro de 2014.

Metas

O objetivo das audiências regionais do PERS-RS é consolidar os dados sobre a situação dos resíduos sólidos no Rio Grande do Sul, para a análise das demandas e propostas e apresentar alternativas e ações para possibilitar o cumprimento de metas, em um horizonte de 20 anos, compatíveis com o que foi proposto e aprovado no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O PERS-RS abrange oito tipologias de resíduos:…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo