ECONOMIA SOLIDÁRIA. Organização aguarda mais de 200 mil visitantes nos eventos da próxima semana

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Organização aguarda mais de 200 mil visitantes nos eventos da próxima semana - ecosol

Plenária, na Câmara, reuniu um punhado de gente que deverá trabalhar nos eventos

A meta é ambiciosa. Mas factível, acredita a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e dos eventos da economia solidária que acontecem em Santa Maria no final da próxima semana. Organização não falta para isso, é bom que se diga.

Para saber mais de tudo isso, e também outros detalhes da 21ª Feira Internacional do Cooperativismo e da 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa dos eventos. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. Acompanhe:

Meta da 21ª Feicoop é reunir mais de 200 mil pessoas 

Falta quase uma semana para o início do maior evento de Economia Solidária da América Latina. A 21ª Feira Internacional do Cooperativismo e a 10ª Feira Latino Americana de Economia Solidária serão realizadas de 18 a 20 de julho, em Santa Maria. A meta este ano é bater o número recorde de visitantes de 2013.

– Ano passado, tivemos 200 mil visitantes. Nesta edição queremos ultrapassar esta marca, pois a Feira está muito bem articulada internacionalmente – projeta irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

Na edição passada, mais de mil empreendimentos de Economia Solidária estiveram presentes, oferecendo mais de 10 mil variedades de produtos oriundos da Economia Solidária e Agricultura Familiar. Além disso, quase 30 países estiveram representados.

A Feicoop será realizada no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Parque da Medianeira. A área da Feira tem cerca de 11 mil m². Este ano, o local irá ganhar um novo pavilhão, com área de 956 m², que tem o apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), no valor de R$ 600 mil.

Além da comercialização de produtos, durante os dias de Feira também irão ocorrer conferências, seminários, oficinas, debates, momentos culturais e shows. Destaque para a 14ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, 10º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 10ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social e 10º Acampamento do Levante Popular da Juventude.

– Este ano vamos atender uma das solicitações da Feira do ano passado e realizar um dia de formação. Na quinta-feira (17), às 14h, irá ocorrer o Encontro Nacional de Economia Solidária, que visa promover mais conhecimento aos expositores e visitantes – explica irmã Lourdes Dill.

A Feicoop é promovida e realizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, Arquidiocese de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Banco da Esperança. O patrocínio é de Cáritas, Campanha da Fraternidade, BRDE, Sicredi, IRGA, Banrisul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, SUS, Anvisa, Sebrae, BNDES e Petrobrás.

Mutirão de limpeza começa nesta quinta-feira

Na segunda-feira (7), centenas de representantes de grupos de Economia Solidária compareceram na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria para participar da Plenária Geral de Preparação para a Feicoop. Durante o encontro foram discutidas as ações que serão realizadas nos próximos dias.

Nesta quinta-feira (10), tem início o mutirão de organização e limpeza do Centro de Referência em Economia Solidária. Já no sábado (12) será realizada a limpeza do local. Entre segunda e quarta-feira ocorre a montagem das mesas dos expositores. A meta é estar com tudo organizado na manhã de quinta (17).”



1 comentário

  1. Carlos Alberto Kalu C. Flores

    Na última reunião das equipes de organização da FEICOOP 2014 hoje de manhã.Foi comentado o apoio recebido do site do Claudemir Pereira na divulgação da FEICOOP .A comissão de organização agradece ao apoio recebido .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *