* Pelo menos dois candidatos já estão se utilizando do que permite a lei. Isto é, puseram carros de som a percorrer a cidade, fazendo o devido proselitismo.
* O diabo é que não parece haver limite de volume, pois já há reclamações (e não só da vizinhança do editor, que quase ficou surdo). O que indica duas certezas: os candidatos ficam conhecidos e, claro, não serão esquecidos. Exceto na urna.
* Existe verdadeira fome de reeleição, entre os deputados federais gaúchos – como aponta trabalho divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
* Dos 31 parlamentares, 25 buscam novo mandato. A bancada gaúcha é a quinta mais esfomeada, segundo o levantamento do DIAP, tornado público nesta terça. De todos, só Eliseu Padilha (PMDB) e Vilson Covatti (PP) não disputam nada em outubro.
* Os quatro restantes estão na briga por outros postos eletivos: Manuela D’Avila (PC do B) e Enio Bacci (PDT) querem ser deputados estaduais.
* Outros dois buscam cargos majoritários. Vieira da Cunha (PDT) quer ser governador. E Beto Albuquerque (PSB), disputa a única vaga ao Senado. Ah, entre os que querem reeleger-se está o santa-mariense Paulo Pimenta (PT).
* A propósito, os quatro estados em que a fome reeleitoral é maior são São Paulo, Minas, Rio e Bahia. Do total de 513 deputados federais, 398 (77,58%) querem continuar.
* Prefeitos e líderes de diversas siglas fizeram nesta terça, na capital, ato para formar o Comitê Suprapartidário de apoio à reeleição de Dilma Rousseff (PT). Vários deles, aliás, compõem alianças com outros partidos (não o PT) na eleição estadual.
* Entre os presentes, por exemplo, os prefeitos de Porto Alegre (José Fortunati) e Cachias do Sul (Alceu Barbosa Velho), ambos do PDT.
* Também compareceram prefeitos do PMDB (Erasmo Guterres, Alegrete), PSB (Luis Henrique Antonello, Rosário do Sul) e PP (Salmo de Oliveira, Rio dos Índios). Aliás, do PP também esteve Beth Colombo, vice-prefeita de Canoas.
* Por sinal, outro comitê será criado em 15 de agosto. Este, ainda que diretamente apoie Dilma, será chamado de “apoio à reeleição de Michel Temer (PMDB)”, o candidato a vice.
* É uma forma de os peemedebistas que não fecham com a opinião dos dirigentes locais (majoritariamente com Eduardo Campos, do PSB) não ferir suscetibilidades. Bem, é o que se diz.
* O grupo, que tem a liderança maior do deputado federal Eliseu Padilha, como diz nota divulgada nesta terça, “é coerente com a posição do Diretório Nacional” do PMDB.
* O espaço a ser aberto contará com material de campanha e servirá de local de encontro para ações políticas. Padilha diz que um dos objetivos é formar comitês “pró-Temer” em outras regiões. Uma delas está definida e será em Passo Fundo.
* E o capitão foi de novo chamado. Sim, para desespero da maior parte da mídia esportiva nacional, Dunga vai comandar a seleção brasileira de futebol.
* O cara deu uma entrevista (diz-se, civilizada) no final da manhã passada, no Rio de Janeiro, e já começa a trabalhar para o primeiro jogo, que acontece em 5 de setembro. Será um amistoso contra a Colômbia, no estádio Sun Life, em Miami, no território ianque.
* Quatro dias depois, novo amistoso, desta vez ontra o Equador, no estádio MetLife, em Nova Jersey, também lá no país do norte.
* Aliás, como gosta de faturar a querida CBF. Em outubro, no dia 11, em Pequim, haverá o chamado Superclássico das Américas, contra os hermanos argentinos.
* Além dos amistosos, Dunga começa a trabalhar também, em conjunto com o coordenador Gilmar Rinaldi, no planejamento para as disputas oficiais que vêm em seguida.
* No caso, há a Copa América, a ser disputada no próximo ano, no Chile, e, especialmente, as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que acontece na Rússia. Os enfrentamentos devem iniciar em 2016, provavelmente.
* Simone Matiuzzi Rodrigues, da Escola Cilon Rosa, apresentou, nesta terça, o trabalho “Atividades Desenvolvidas nas aulas de seminário integrado na turma 115 na escola Cilon Rosa”.
* Foi no VII Encontro Ibero Americano de grupos e redes de professores que fazem pesquisa de sua escola e comunidade. O evento será vai até 25 de julho na cidade de Cajamarca no Peru, e participam Brasil, Argentina, Espanha, México, Colômbia e Venezuela.
* O trabalho é um relato das aulas da disciplina de seminário integrado na turma 115 do Cilon Rosa, e foi dividido em três trimestres.
* Santa Maria recebe, desde esta terça, na Sala Iberê Camargo, no 2º andar do Arquivo Público (Appel 900) a Exposição Fotográfica “O Rio Grande na Era dos Trens”, de Alfonso Abraham e José Abraham.
* A mostra (confira uma imagem abaixo) fica aberta ao público até 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 da manhã ao meio dia e das 2 às 5 da tarde.
* Segundo o autor e curador, a Exposição (promoção da Prefeitura, via secretaria de Cultura e Museu de Artes), Alfonso Abraham, é um verdadeiro documento historiográfico de imagens que registraram quatro décadas do transporte ferroviário no RS, entre 1950 e 1984.
Cesar Luis Menotti, técnico da seleção argentina de 78, falava com seus jogadores no campo. Diz a lenda que ele comunicou aos boleiros que teria que interromper a preleção para atender jornalistas que se aproximavam. Um dos atletas perguntou o motivo. Ele respondeu: “Son los invictos. Ellos nunca pierden”.