CongressoPolítica

SENADO. Para receber presidente chinês, periga até ser votado acordo bilateral. Mas há os outros projetos

O presidente chinês, Xi Jinping, deverá ser recebido no Congresso na quarta-feira, de forma solene. Ficaria mal se, até lá, não fosse votado o acordo bilateral que tramita no Senado. Vai daí que não é improvável que essa seja a primeira proposta (inclusive porque independe da pauta trancada) avaliada pelos parlamentares, no esforço concentrado previsto para a semana.

Mas há outras questões que, dizem, serão apreciadas. Uma delas é o aumento, sim, o aumento, para promotores e juizes, a título de gratificação – aquela que manda para as cucuias o pagamento por subsídio, pelo qual tanto lutaram as categorias. Pooois é.

Ah, para saber de tudo isso, acompanhe material produzido pela Agência Senado – que traz, também, os outros projetos que podem, ou não, ser votados. A seguir:

Tratado com a China, PEC dos Magistrados e Lei de Licitações na pauta do esforço concentrado

A semana de esforço concentrado no Senado deve começar na sessão da terça-feira (15) com a inclusão extrapauta de tratado firmado entre Brasil e China, em 2004, para agilizar os processos de extradição entre os dois países. Também podem ser votados a PEC dos Magistrados, a proposta de nova Lei de Licitações e o Código de Processo Civil, além de outras matérias definidas no início do mês.

O tratado submetido ao congresso por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1.351/2008 permite que os pedidos de prisão preventiva para extradição do Brasil e da China sejam encaminhados por intermédio da Interpol e, posteriormente, transmitidos por via diplomática. A participação da Interpol deverá agilizar o processo.

O acordo proíbe a extradição caso a pena imposta à pessoa extraditada entre em conflito com os princípios do direito do país onde ela se encontra. Ou seja, o Brasil poderá negar a extradição de qualquer pessoa que possa ser punida com a pena de morte na China…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo